Informação atualizada relativa a matrícula e renovação de matrícula para o ano letivo 2020/2021
Os registos de primeira matrícula, renovações de matrícula e pedidos de transferência de escola para a educação pré-escolar e matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico decorrem de 04 de maio a 30 de junho.
Os registos de matrícula nos outros anos iniciais de ciclo 5º, 7º e 10º anos de escolaridade, as renovações de matrícula e os pedidos de transferência de escola nos 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário decorrem a partir de 26 de junho.
Centro Nacional de Cibersegurança – divulgação de boas práticas
O Centro Nacional de Cibersegurança disponibiliza aqui - https://www.cncs.gov.pt/recursos/boas-praticas/ - um conjunto de boas práticas a utilizar no âmbito do trabalho a partir de casa, desde o contexto de aulas não presenciais até reuniões, passando por cuidados a ter no download de apps e outros comportamentos defensivos que devem ser adotados especialmente neste período.
A Diretora
Paula Pais
Segurança no uso das plataformas digitais
Havendo um conjunto de preocupações relacionadas com segurança no uso das plataformas digitais, chama-se a tenção para o cumprimento das normas de segurança disponibilizadas no site Apoio às Escolas, produzidas em articulação estreita com o Comando Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Orientações para o processo de inscrições nas provas e exames dos ensinos básicos e secundário
INSCRIÇÃO NOS EXAMES FINAIS NACIONAIS
Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais e da alteração da calendarização dos exames nacionais, informa-se que o prazo de inscrição é prorrogado até 11 de maio 2020. Os alunos devem alterar, se necessário, as inscrições para exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções nos termos do disposto no nº 3 do artigo 8º do Dec. Lei nº 14-G/2020 de 13 de abril.
Orientações para o processo de inscrições nas provas e exames dos ensinos básicos e secundário
2. Depois de devidamente preenchido devem enviá-lo para o correio eletrónico: exames@aeja.pt
3. No caso de os alunos já possuírem o Boletim de EMEC, poderão preenchê-lo, digitalizá-lo e de seguida enviá-lo para o correio eletrónico: exames@aeja.pt
4. A Escola confirmará aos alunos/Enc. Educação a receção do respetivo correio eletrónico.
Avisam-se todos os Encarregados de Educação que, devido à pandemia de Covid-19, as pautas com as notas dos alunos não serão afixadas nas escolas do Agrupamento. No entanto os Diretores de Turma vão dar conhecimento da Ficha Informativa de Avaliação do 2.º Período, a partir do dia 3 de abril, no portal aeja.pt na área Pessoal / arquivo digital
Para entrar na área privada, os alunos deverão colocar em utilizador o número do processo antecedido da letra "a" (ex: a1234) e, no código, os primeiros 4 dígitos do cartão de cidadão.
Para qualquer esclarecimento adicional, contacte os Serviços Administrativos, email: secretaria@aeja.pt
#SerativoemCasa
“Reconhecendo, também, a relevância de uma prática desportiva orientada e estruturada, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ), numa parceria com a Câmara Municipal de Odivelas (Cidade Europeia do Desporto 2020) e com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém encontra-se a difundir, nas suas plataformas de comunicação, aulas de exercício físico dirigidas à população.
Nesta iniciativa conjunta, que se insere no âmbito do Programa Nacional Desporto Para Todos sob os lemas#SERATIVOEMCASA e #BeActive, estão a ser transmitidas, nos canais de comunicação da campanha “Ser Ativo em Casa” três aulas por dia, todos os dias da semana, nos seguintes horários: 10:00, 11:00 e 19:00.”
Foi disponibilizado uma nova funcionalidade que permite a divulgação e partilha de documentos e ligações de uma forma estruturada a partir dos conteúdos de cada uma das disciplinas.
As aulas criadas são acessíveis aos alunos que entrem na sua área privada. Para entrar os alunos deverão colocar em utilizador o número do processo antecedido da letra "a" (ex: a1234) e no código os primeiros 4 dígitos do cartão de cidadão (caso tenham dificuldade em entrar, deverão enviar um email para aula.virtual@aeja.pt ).
Já estão disponíveis as aulas de Ciências da Natureza das turmas dos 8.ºA, 8.ºB, 8.ºC e 8.ºD
Suspensão de todas as atividades letivas e não letivas.
A declaração para apresentar à entidade empregadora para justificação da ausência ao trabalho por motivo de encerramento do estabelecimento de ensino, pode ser obtida no seguinte endereço: http://www.seg-social.pt/formularios ou em alternativa (aqui)
O Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo tem como objetivo geral “manter a atividade da instituição escolar face aos possíveis efeitos da epidemia/pandemia, nomeadamente o absentismo dos profissionais e dos alunos e respetivas repercussões nas atividades escolares e no ambiente familiar e social de toda a comunidade educativa”.