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ETIQUETAS | Desporto Escolar (1) | Torneio (1) | Orientação (1) | PES (1) |

Alunas do 10.ºE do AEJA animam o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa
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No dia 24 de fevereiro, um
grupo de alunas do 10º E do curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial do
Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo animou o Centro Hospitalar Tâmega e
Sousa (CHTS), fazendo pinturas faciais e modelagem de balões.

Foi um Carnaval em grande para todos!



Agradecemos ao CHTS o amável convite.






“Entre Nós”
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Enquadrado na comemoração do S. Valentim decorreu no nosso Agrupamento, de 7 a 16 de fevereiro, o projeto ”Entre Nós” dinamizado pela equipa PES – Projeto de Educação para a Saúde.
Foram desenvolvidas diversas atividades tendo como pano de fundo a temática dos afetos e da educação para a sexualidade. Em todas elas, os/as alunos/as dos diferentes anos de escolaridade do agrupamento tiveram a oportunidade de refletir, de forma dinâmica e participada (jogos, vídeo-fórum, debates, …), sobre questões como a relação entre pais e filhos/as, o namoro, as relações entre pares, o início da vida sexual, os comportamentos de risco, a violência nas relações amorosas/familiares, …
Paralelamente, o “mural dos afetos” marcou presença diária, tanto na Escola Secundária como na Escola Básica Penafiel Sul, revelando de forma mais plástica o que pensam os/as nossos/as alunos/as sobre estas questões.
No início do 3º período, o “Entre Nós” andará de escola em escola de modo a promover, junto dos/as alunos/as de pré-escolar e 1º ciclo, a reflexão sobre a importância da igualdade de direitos e deveres entre meninos e meninas.


Dádiva de Sangue
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Conscientes de que doar sangue é dar vida, o Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, através do Projeto de Educação para a Saúde (PES), associou-se, novamente, ao Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), e procedeu a uma recolha de sangue, no dia 17 de fevereiro.
O espírito solidário, que incita a ajudar o próximo, fez com que a doação de sangue se relevasse um sucesso, estando todos os participantes de parabéns pela coragem e disponibilidade para salvar vidas!
Agradecemos ao IPST e a todos aqueles que ajudaram a tornar esta causa possível!


Procedimento concursal de recrutamento para ocupação de 1 (um) contrato a termo resolutivo incerto a tempo parcial para Educação Especial 2 - Grupo 920 _ Horário_41
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pdf Aviso de Abertura_ Horário_41 - Grupo 920.pdf
24.02.2017
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Brevemente nesta localidade...
Músicos, mágicos, domadores, trapezistas, bailarinas, mimos, malabaristas, acrobatas e centenas de palhaços!!!!
Tudo no...

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ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Regulamento
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O despacho n.º 436-A/2017, relativo ao Orçamento Participativo das Escolas (OPE), publicado em Diário da República no dia 6 de janeiro de 2017, vem dar a vez e a voz aos alunos que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, uma vez que o referido despacho visa, de acordo com a nossa Lei de Bases do Sistema Educativo, “contribuir para desenvolver o espírito e a prática democráticos” dos nossos alunos dando-lhes voz, fomentando o seu sentido de responsabilidade e, claro está, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática em prole da comunidade educativa e do bem comum. De referir também que o OPE tem como objetivo contribuir para as comemorações do Dia do Estudante, festejado anualmente a 24 de março.

Assim, disponibiliza-se o REGULAMENTO do orçamento participativo das nossas escolas para que os nossos alunos possam propor medidas/ações para a melhoria da escola.

Informação complementar em: http://www.opescolas.pt/



pdf OPE_2017_vf.pdf
ENGLISH OLYMPIAD
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ENGLISH OLYMPIAD

Todos sabiam. O momento das English Olympiad chegara para provar que estavam à altura do desafio. No dia 17 de janeiro, à hora e no local marcados, munidos de lápis, borracha e caneta, as equipas representantes de cada turma defrontaram-se com garra e empenho, mas sempre com fair play.

Ao som do Rag’n’Bone Man e dos Twenty One Pilots, ultrapassaram a barreira do Listening com agilidade. Os obstáculos seguintes testaram os conhecimentos culturais e linguísticos dos concorrentes, que não baixaram a guarda, mesmo quando os riddles lhes deram um nó na cabeça :-). No final, todos deixaram a arena com o sentimento de dever cumprido. A edição de 2016/17 das English Olympiad, dinamizada pelo grupo de docentes de Inglês do terceiro Ciclo e do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo, terminara com o sabor doce dos rebuçados distribuídos no final.



Damos os parabéns a todos os participantes e divulgamos, agora, os justos vencedores da prova que receberam os merecidos prémios.
Agradecemos a participação de todos, certas de que poderemos contar com o mesmo empenho no próximo ano.
See you next year!


As docentes de Inglês do Terceiro Ciclo e Secundário




pdf Tabela dos Resultados.pdf
Classificação do Corta Mato da CLDE do Tâmega
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A participação dos nossos alunos e professores no Corta Mato da CLDE Tâmega levou, uma vez mais, o nome das escolas do nosso AEJA mais longe, dignificando a prática desportiva.

Um grande bem haja a todos.


O Diretor

António Duarte Cunha



VI À Convers@ com Pais
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WORKSHOP

MÉTODOS DE ESTUDO  - Como ajudar o seu filho a estudar?


Escola Secundária Joaquim de Araújo - 10.02.2017 - 18.45H

Público-alvo: Pais e alunos do 5.º e 6.º anos.



pdf Folheto ME Pais.pdf
Inovar Consulta
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No sítio aeja.pt, está disponível o Inovar Consulta. É um portal onde podem ser consultadas informações sobre a atividade escolar de cada aluno (avaliação, horário, faltas ou caderneta digital).
Os utilizadores do Sistema Inovar Consulta deverão colocar em Login o número do processo (N.º do cartão da escola) e na senha o número do cartão de cidadão completo.

Convocatória - Assembleia Geral de Pais e Encarregados de Educação
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Disponibiliza-se também a proposta dos estatutos da APAEJA.

pdf Convocatória Assembleia Geral Extraordinária.pdf
pdf Proposta Estatutos APAEJA.pdf
Auditoria Ambiental 2017
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Ação de sensibilização “Dependência vs Liberdade”
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No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), com a colaboração do Clube de Jovens- Interact Club de Penafiel e da Associação de Respostas Terapêuticas (ART), os alunos do 9º ano do Agrupamento Joaquim de Araújo, participaram na ação de sensibilização “Dependência vs Liberdade”, realizada nos dias 10 e 12 de janeiro.
Com a finalidade de compreender que uso de drogas é um fenómeno sociocultural marcado pela curiosidade na adolescência, em que a droga exerce um forte poder atrativo, os alunos foram sensibilizados para as consequências decorrentes do seu uso. Com testemunhos reais, conduzidos pela Associação ART, proporcionou-se um momento de partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas.


Procedimento concursal para 1 (um) contrato de trabalho em funções publicas a termo resolutivo incerto a tempo parcial, para o Grupo de Recrutamento - 520 (Biologia e Geologia)Horário N.º 38
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pdf Lista Ordenada de Graduação_Horário 38_Grupo-520.pdf
DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA-15 DE NOVEMBRO
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No dia 15 de novembro comemora-se o dia da Língua Gestual Portuguesa (LGP), marco importante para a comunidade Surda portuguesa já que a sua língua foi reconhecida como língua oficial portuguesa na Constituição da República Portuguesa, a 20 de Setembro de 1997.



Com o objetivo de celebrar esse dia, foram desenvolvidas diversas ações de sensibilização nas escolas do agrupamento que incluíram alunos surdos e alunos ouvintes. No geral, a atividade, a cargo da equipa de educação especial, da área da surdez, teve como objetivo promover o debate e a reflexão sobre a Escola Inclusiva e divulgar a LGP como forma privilegiada de comunicação com a população Surda. O agrupamento de escolas Joaquim de Araújo é frequentado por  19 alunos surdos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, e possui uma equipa técnica especializada constituída por docentes, uma formadora de LGP, uma terapeuta da fala e uma psicóloga.







Matrizes para a Época de Recuperação Modular de Dezembro (Cursos Profissionais)
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Calendário da Época
de Recuperação Modular de Dezembro (Cursos Profissionais)



pdf AFAO Matriz de Recuperação Modular - M2.pdf
pdf BIOLOGIA Matriz de Recuperação Modular - M4.pdf
pdf FQ Matriz recuperação modular Q2.pdf
pdf INGLÊS Matriz de Recuperação Modular - M3 Dezembro.pdf
pdf INGLÊS Matriz de Recuperação Modular - M5 Dezembro.pdf
pdf INGLÊS Matriz de Recuperação Modular -M1.pdf
pdf TIC Matriz de Recuperação Modular - M2.pdf
pdf Calendário da Época de Recuperação Modular de Dezembro de 2016.pdf
Movimento Código Portugal
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VAMOS PROGRAMAR

Entre 5 e 11 de Dezembro, o Movimento Código Portugal desafia Alunos, Professores, Escolas e Comunidades Educativas em todo o país, para uma ação global de familiarização com a programação e o código. É muito fácil!
A contribuição de cada um vai somar-se à dos colegas e acender a luz que representa a nossa Comunidade Educativa na grande árvore de Portugal! Quantos mais participantes, mais luzes se irão acender.

Quero participar pela minha escola!

Informação adicional disponível em: http://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/movimento_codigo_portugal.pdf  



Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensico Básico
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O Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo aderiu, no presente ano letivo, ao projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensico Básico”, direcionado a todos os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade do agrupamento. O principal objetivo do projeto é levar os alunos a aprender a programar e, ao mesmo tempo, aprender programando. “A programação, para além de desenvolver nos alunos a sua criatividade em ciências da computação, promove uma visão mais alargada dos diferentes usos do computador e contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional.”(Iniciação à Programação no 1. o Ciclo do Ensino Básico - Linhas Orientadoras)
Os docentes envolvidos neste projeto são do grupo 550-Informática e os professores titulares das turmas abrangidas. As atividades sugeridas são desenvolvidas em articulação com todos os docentes participantes no projeto fomentando a partilha e trabalho colaborativo. Numa primeira fase, as tarefas envolvem a realização de algoritmos simples para, posteriormente, serem implementados algoritmos com maior complexidade e com o recurso a programas computacionais.
Os docentes do grupo 550 – Informática reforçam a sua participação neste projecto como uma experiência muito enriquecedora ao nível pessoal e profissional pois possibilita a partilha de experiências e permite elaborar e pôr em prática diversos materiais que facilitam e enriquecem a prática pedagógica. Consideram que os objetivos pretendidos estão a ser cumpridos de forma exemplar, uma vez que os alunos participam em todas as actividades com muito empenho e motivação. Questionam os professores sobre as várias actividades e realizam-nas com bastante sucesso

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Época de Recuperação Modular de Dezembro
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AVISO 
Avisam-se os alunos do ensino profissional que se encontram fora do ciclo formativo, ou seja, já frequentaram o 12ºano, que se podem inscrever até 30 de novembro, para a época de recuperação modular de dezembrona secretaria da escola.


Podem inscrever-se a, no máximo, 5 módulos de qualquer ano, para efeitos de conclusão do curso, mediante o pagamento de 2,0€ por módulo. Este valor é reembolsável da seguinte forma: a totalidade do valor em caso de aprovação e metade do valor em caso de comparência à prova.



pdf Época de Recuperação Modular de Dezembro.pdf
HALLOWNEON
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A turma B9ºB e a Diretora de Turma, Professora Emília Lourenço Silva, organizaram o primeiro baile deste ano letivo – HALLOWNEON – que juntou o terror do Halloween com a magia do néon. 

Sob a orientação da Professora Glória Gomes e em articulação com a Oficinanima (Professoras Ana Santarém e Luísa Lopes), os alunos do 9º B procederam à decoração do espaço, onde, na noite de 28 de outubro, toda a diversão teve lugar. O Professor Duarte Nuno tratou dos imprescindíveis sistemas de som e luzes. 

Das 21h às 24h, a boa disposição e divertidas coreografias encheram a Escola Básica de Penafiel Sul. Todos dançaram ao som do DJ Cancela, mas sempre sob o olhar atento de uma aranha gigante, que, ao ritmo da música
eletrónica, pacientemente tecia uma teia por cima das suas cabeças. Nada foi deixado ao acaso: se a fome apertasse, os convidados tinham ao seu dispor
deliciosas waffles e bebidas frescas. 





Os alunos do B9ºB e a Diretora de Turma, Professora Emília Silva, agradecem a presença de todos e o apoio dos Encarregados de Educação, em especial da D. Sónia Silva, D. Isabel Sousa e D. Arminda Moreira, dos
Auxiliares de Ação Educativa D. Mª José, Sr. Manuel e Sr. Augusto, das docentes Susana Côrte-Real e Cristina Brochado e da Coordenadora de Estabelecimento, Professora Isabel Quintas, que contribuíram para que tudo corresse sem
percalços. Venha o próximo baile!





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