Início
Agrupamento
Atividades
Destaques
Documentos
Exames
Informações
Contactos








ETIQUETAS | Desporto Escolar (1) | Torneio (1) | Orientação (1) | PES (1) |

SERENAR A MENTE Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

2017-12-15


Um dos quatro Pilares da Educação
no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o
Século XXI, coordenada por Jacques Delors é APRENDER A SER.

A nossa sociedade tem-se
empenhado mais em preparar-nos para o FAZER.



Existe uma discrepância entre a
frase “Estudar para SER alguém na vida” e o seu real significado. Precisamos estar
atentos ao VERDADEIRO significado do SER (físico, mental, espiritual …). As
crianças/ jovens devem aprender a sentir, a perceberem-se, a conectarem-se consigo
mesmos, a relacionarem-se melhor com o próximo. Aprender a “SEREM INTEIROS”!
Isto trará, sem dúvida, muitos benefícios para o seu desenvolvimento e para o desenvolvimento
da nossa sociedade.



O hábito da Meditação proporciona um autoconhecimento que
reforça a autoestima, o autocontrole e autoconfiança. Em ”Mindfulness” utilizam-se
práticas para cultivar a consciência corporal, atenção plena na respiração e
atenção aos sentimentos e pensamentos.



Na actividade
“Serenar a Mente, decorrida no dia 22/11/2017 e no âmbito do projeto “ SER
INTEIRO” Paula Ferreira, professora de Yoga, partilhou, com alguns alunos e
professores deste Agrupamento, técnicas e benefícios da prática de
Meditação/Minffulness.



DIVULGAÇÃO DO VENCEDOR DO CONCURSO DE FRASES - DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ver artigo Imprimir
15-12-2017

O Departamento de
Educação Especial agradece o empenho de TODAS
as turmas que participaram no Concurso de
Frases e informa que a frase vencedora é da autoria da turma do 12ºD – Curso
Profissional Técnico de Multimédia.

Frase vencedora:

O que nos distingue é APENAS
a capacidade de Acreditar.

 

Outras
frases a concurso:

 

Aspetos diferentes e corações
iguais. (CR2)

Só queremos ser amados e
respeitados. (CR3)

Juntos na diferença (CR4)

Igualdade na diferença (CR5)

Todos devem ser amados,
respeitados e ter carinho. (CR6)

Não faz mal ser diferente… afinal
somos todos iguais. (CR7)

Somos todos diferentes, mas no
fundo somos todos iguais! (5ºG)

Os companheiros de uma turma são
todos diferentes uns dos outros. Devem poder brincar juntos, na altura certa,
na hora da partilha das brincadeiras. (6ºH)

Não devemos apenas acolher mas
dar-lhes meios para terem o que é deles por direito. (B7ºA)

Seja consciente, aceite o
deficiente. (B7ºB)

Unidos somos mais fortes (7ºC)

Ser deficiente não é motivo para
andares escondido! Sim, tu podes ser bem-sucedido! (B7ºC)

O coração não é feito para julgar
mas sim para amar! (B8ºA)







































Ter coração é humano, onde
existem sentimentos vivos, as mesmas emoções fortes, que nos tornam unidos. (B8ºC)



A UEAM deseja um Feliz Natal a toda a Comunidade Educativa
Ver artigo Imprimir
Imagem 
13-12-2017




Segunda edição da revista digital 'ScienceHistory for kids', editada em parceria com o Agrupamento de Escolas do Pombal e o 2 nd Gymnasium de Nea Ionia de Atenas.
Ver artigo Imprimir
12-12-2017

A mag created with Madmagz.



Ler mais
Encontro com o Escritor
Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
11-12-2017

Decorreu no passado dia 7 de dezembro a actividade “Encontro com o Escritor”, entre as 21.30 e as 23.30 horas, promovida pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária Joaquim de Araújo e destinado à comunidade educativa do AEJA. O escritor convidado foi Alberto Santos, que fez a apresentação da sua última obra “ A arte de caçar destinos”, publicada no verão passado. Constituíram a mesa deste serão literário o senhor Diretor do Agrupamento e a Senhora Presidente do Conselho Geral.
“A Arte de Caçar Destinos”, a quinta obra do autor, integra um conjunto de sete contos, seis dos quais passados em Penafiel, concelho e cidade, e remete para o universo das tradições, das crenças e práticas mágico-religiosas dominantes, sobretudo, do Norte de Portugal.
Segundo o autor, “A Arte de Caçar Destinos” é um reportório de misteriosas histórias, em que o sobrenatural se insinua e o profano convive com o religioso, num obra que retrata, também, os usos e costumes de uma região e a consciência colectiva de um povo.
“São várias histórias que procuram captar o imaginário português, mais propriamente, o imaginário do Entre o Douro e Minho e de Penafiel e que se traduz num conjunto de histórias que partem do nosso património, do concelho e da riqueza identitária e simbólica que elas têm na construção dessa identidade”, disse.
Reconhecido pelos seus romances históricos de grande sucesso, Alberto S. Santos destacou que os temas retratados, nesta obra, têm, sobretudo, a ver com as tradições orais, os ciclos agrários, as crenças que foram atravessando as várias gerações.
Falando da pesquisa que fez para esta obra, o escritor afirmou ter descoberto que Penafiel tem uma história “riquíssima” que deve ser preservada sob pena de se desvanecer.
“Acho que contar histórias à volta do nosso património e das nossas tradições é a melhor forma de as honrarmos e de as preservarmos no tempo”, expressou.
Assessoraram este evento, a nível técnico, os alunos do curso de Multimédia, com excelente desempenho.


VAMOS PROGRAMAR!
Ver artigo Imprimir
04-12-2017

Entre 4 e 10 de Dezembro 2017, o Movimento Código Portugal desafia Alunos, Professores, Escolas e Comunidades Educativas em todo o país, para uma ação global de familiarização com a programação e o código. É muito fácil!

Bem vindo ao desafio FCT NOVA CodingFest !

O FCT NOVA CodingFest é uma actividade inserida no Movimento Código Portugal que consiste numa sessão de "Hora de Código" seguida de um conjunto de desafios que suportam uma competição a nível nacional entre escolas do Ensino Básico. A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, alguns programas que ajudam um pequeno astronauta a cumprir várias missões no espaço. Os problemas apresentados são pedagogicamente adaptados a cada um dos ciclos (1.º, 2.º e 3.º ciclos) do Ensino Básico.

Os primeiros problemas propostos são de resolução simples, de forma a ensinar os conceitos básicos da programação, mas a dificuldade vai aumentado. A atividade terminará com um concurso a nível nacional em que são apresentados os desafios mais difíceis de superar. Como resultado do concurso serão atribuídos prémios às três escolas que, dentro de cada um dos ciclos do ensino básico, tenham conseguido resolver proporcionalmente mais desafios com um menor número de blocos de programa. Os premiados serão anunciados na sessão de encerramento do Movimento Código Portugal 2017, no dia 10 de Dezembro.

Este ano temos um herói em missão. O AstroKid está em órbita no seu foguetão e precisa da tua ajuda para reparar um satélite que foi atingido por um meteorito. Só o consegue fazer se no fim parar mesmo em cima do seu objectivo.

Atenção que o seu fato não o proteje dos meteoritos que de vez em quando passam mesmo perto. Por isso tem mesmo que ficar dentro da zona mais clara e evitar alguns meteoritos mais atrevidos.

Constrói aqui pequenos programas, através da combinação de blocos de código, e ajuda o astrokid a encontrar as peças para arranjar o satélite. No fim terá que encontrar o seu foguetão para voltar para casa.

Podes resolver os vários níveis que se seguem, basta escolheres o nível que desejas. Tenta resolver todos, e usando o menor número de blocos que conseguires!



Intercâmbio Cultural Penafiel – Peñafiel
Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
29-11-2017

Intercâmbio Cultural Penafiel – Peñafiel



No passados dias 23, 24 e 25 de novembro realizou-se o encontro de alunos portugueses com alunos espanhóis, no âmbito do projeto de Inetrcâmbio Cultural entre as escolas do Instituto
Conde de Lucanor de Peñafiel – España e a Escola Básica de Penafiel Sul – Portugal. De Peñafiel vieram 41 alunos e as professoras, Carmen, Paloma, Sophia e Ana. A receber os convidados deste ano estiveram cerca de 65 alunos do nono ano e os professores, Lúcia Cardoso, Mário Ferreira, José Manuel Castanheira e António Paixão.
Após o almoço na cantina da escola todos os alunos visitaram o Museu Municipal de Penafiel, não podendo visitar o castro do Monte Mozinho por causa da chuva.
No dia seguinte pela manhã visitámos o Palácio dos Biscaínhos em Braga, a Sé e a cidade de Braga. De tarde, a forte chuvada não nos deixou descer a escadaria do Bom Jesus, tal como estava programado. O tempo de almoço no Centro Comercial Nova Arcada, deu para fazer compras e confraternização entre alunos e professores.
Um pequeno atraso foi motivado pela avaria do autocarro da Valpi. No entanto o jantar, oferecido pela Câmara Municipal de Penafiel, seria servido, tal como no dia anterior, aos alunos espanhóis e professores na cantina Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal. Às duas cantinas agradecemos a excelente confeção e qualidade das refeições que serviram.
No sábado, professores e alunos espanhóis visitaram a cidade do Porto realizando um agradável passeio de barco entre a Ponte do Freixo e da Arrábida.
Todos os alunos portugueses e espanhóis foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Penafiel, com palavras de incentivo do Sr. Vereador do Pelouro da Educação, Professor Rodrigo Lopes que ofereceu lembranças aos professores dinamizadores deste Intercâmbio Cultural. Os professores para além de agradecerem esta receção e forte colaboração da Câmara propuseram novos projetos e ideias para celebrar no próximo ano os trinta anos de geminação entre as cidades de Peñafiel e Penafiel, bem como dos 15 anos de vida do Intercâmbio Cultural entre os alunos destas duas cidades irmâs.
O encontro terminou com o almoço servido no Restaurante Penafidelis.
A tristeza e as lágrimas no rosto de muitos alunos mostram que nem só a cultura está presente nestes encontros, mas o sentimento e a amizade é que nos levam ao verdadeiro e salutar “Hermanamiento” dos povos.
O próximo encontro está previsto para o dia 12, 13 e 14 de abril em Peñafiel. 
Os professores responsáveis pelo Intercâmbio Cultural: Lúcia Cardoso, Mário Ferreira, José Castanheira e António Paixão.  


Há bruxas na BEP Sul!
Ver artigo Imprimir
24-11-2017

No dia 31 de outubro, Dia das Bruxas, a BEP Sul foi invadida por bruxas, fantasmas e outros seres assustadores para receber alunos sedentos de diversão.
Jogos fantasmagóricos e doces horripilantes, preparados pela equipa da BEP Sul, fizeram a delícia de todos, pois puderam experienciar a biblioteca num contexto diferente, ainda que não tivesse faltado, como não poderia deixar de ser, os livros alusivos às várias criaturas típicas deste dia.
As várias dezenas de alunos do quarto ano de escolaridade do agrupamento também tiveram oportunidade de usufruir da “brincadeira” e foram premiados pela participação ativa com uma bruxinha da BEP Sul. 
Prof. Bibliotecária Maria José Nogueira/Equipa da BEP Sul



S. Martinho na UEAM
Ver artigo Imprimir
Imagem 
21-11-2017

A UEAM celebrou o S. Martinho! E como não podia deixar de
ser, houve bolo de castanha e um miminho para casa…



Halloween na UEAM
Ver artigo Imprimir
Imagem 
21-11-2017

A UEAM aderiu ao espírito do Halloween e contratou um
fantasma assustador para guardar a sua porta e espantar as aranhas que teimavam
em construir as suas teias.



E foi assim que, no dia 31 de outubro, a UEAM celebrou o Dia
das Bruxas com muita doçura e… alguma travessura…



À Convers@ com Pais Ver artigo Imprimir
Imagem 

2017-11-19


À Convers@ com Pais

A educação familiar é básica, constituindo-se como fator de proteção e prevenção  quanto a possíveis dificuldades futuras (insucesso escolar, problemas de comportamento e de aprendizagem dos alunos).

Com vista a apoiar os pais,  o "À Convers@ com Pais" tem como objetivos:

a) Promover um maior autoconhecimento das estratégias de comunicação e educação com os filhos;

b) Aumentar a autoconfiança e a capacidade de relação pais-filhos e professor-aluno;

c) Desenvolver a capacidade de os pais identificarem problemas, de os equacionar e de os resolver;

d) Promover o treino de competências que permitam enfrentar situações de conflito;

e) Partilhar ideias, saberes e experiências entre pais;



Horta sensorial Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

2017-11-18


      As experiências sensoriais contribuem para o desenvolvimento do cérebro desde o nascimento do bebé. Tal como refere Ayres (2005) podemos considerar as sensações como “a comida do cérebro”. Ao estimularmos os sentidos estamos a enviar informação através de sinais nervosos ao cérebro para que se estabeleçam ligações neurais importantes. Sem esse envio de informação o nosso sistema nervoso não se desenvolveria adequadamente.

      Neste sentido o grupo 930 (domínio da visão) partilha este projecto - horta sensorial - que consiste na plantação de várias plantas aromáticas na escola EB/JI da Póvoa, para proporcionar ao nosso aluno em particular e a toda a escola em geral a possibilidade de terem experiências sensoriais.
 


“Sabias que...?”
Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
16-11-2017

Através de uma exposição de trabalhos o grupo de História e Geografia dinamizou a atividade- “Sabias que...?”
No dia 1 de novembro de 1755, logo pela manhã, a cidade de Lisboa sofreu um violento terramoto, seguido de um maremoto que destruiu grande parte da cidade.”
Os nossos alunos de sexto ano ajudaram-nos a recordar esse terrível dia!
Os trabalhos realizados ilustraram os acontecimentos do dia, bem como, as medidas e obras para recuperação da cidade.


DIA NACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA Ver artigo Imprimir
Imagem 

2017-11-10





Programa Eco-Escolas - “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”
Ver artigo Imprimir
Imagem 
08-11-2017

O Programa Eco-Escolas associa-se ao Projeto “O Planeta Limpo do Filipe
Pinto”.

Este é um projeto que engloba uma componente diversificada de atividades
com vista o envolvimento da Comunidade Educativa na Educação para o
Desenvolvimento Sustentável.

"O Planeta Limpo do Filipe Pinto" consiste num projeto de
carácter lúdico-pedagógico que inclui quatro componentes: um livro, um CD de
originais, um jogo digital e um DVD.

Pretende, desta forma, chegar até aos mais novos e sensibilizar a população
em geral para as questões ambientais, percorrendo todo o país (escolas,
colégios, municípios e/ou outras entidades).

Os alunos de 5.º e 6.º anos terão oportunidade de participar nesta
atividade que decorrerá no próximo dia 22 de novembro de 2017 pelas 16:30H.











Mais informações junto dos Professores de EMRC - Conceição Nunes e António
Veríssimo e Coordenador do Programa Eco-Escolas - Luís Rodrigues.



Corta-mato Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

2017-11-08


Cerca de 700 alunos participaram com grande entusiasmo no Corta-mato do Agrupamento, que se realizou no dia 31 de outubro na Escola Básica de Penafiel Sul. Os 6 primeiros classificados de cada escalão (infantis, iniciados, juvenis e juniores feminino e masculino) ficaram apurados para o Corta-mato regional do Desporto Escolar. Foi um dia diferente que ficará na memória dos que participaram na atividade, especialmente dos 150 alunos do 4.º ano, dos vários estabelecimentos do Agrupamento, que vivenciaram a experiência pela 1ª vez. A todos os participantes foi oferecido um lanche pela Associação de Pais e aos 6 primeiros classificados de cada escalão foram atribuídas medalhas e prémios de participação oferecidos pela empresa M. Cunha. 


O grupo de Educação Física agradece a todos os que colaboraram  e contribuíram para o sucesso desta atividade.



















Ler mais
Escritaria 2017 - Participação do AEJA
Ver artigo Imprimir
27-10-2017

Dois trabalhos realizados com a turma de 12º ano de Multimédia, no âmbito da Escritaria 2017.
Um realizado em colaboração com a professora Lúcia Cardoso, de Educação Musical e outro, com os alunos de 10º e 11º ano, de Apoio Psicossocial, coordenados pela professora Maria João Tojal.







Matrizes de Exames-Época de setembro-Cursos Profissionais-Área de Mecatrónica
Ver artigo Imprimir
05-10-2017




pdf Matriz EE MOD 10.pdf
pdf Matriz EE MOD 11.pdf
pdf Matriz EE MOD 12.pdf
pdf Matriz Exame des tec M2.pdf
pdf Matriz Exame tec mec M3.pdf
pdf Matriz Exame ufcd 6040.pdf
pdf Matriz Exame ufcd 6111.pdf
pdf Matriz Exame ufcd 6117.pdf
pdf Matriz Exame ufcd 6118.pdf
pdf Matriz Exame ufcd 6119.pdf
Ler mais
Procedimento concursal de recrutamento para ocupação de 1 (um) contrato a termo resolutivo certo a tempo parcial para Eletrotecnia_Grupo 540_Horário_36
Ver artigo Imprimir
03-10-2017




pdf Aviso de Abertura_Grupo_540.pdf
pdf Lista Ordenação_Horário N.º 36_Grupo 540.pdf
Procedimento concursal de recrutamento para ocupação de 1 (um) contrato a termo resolutivo incerto a tempo parcial para Matemática - Grupo 500_ Horário_19
Ver artigo Imprimir
20-09-2017




pdf Lista Ordenação_Horário N.º 19_Grupo 500.pdf
contactar | webmaster
Facebook  Feed Edulink Mobile Mobile Android APP