Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo

 Março 2019 
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
Oferta 2472 Ver artigo
Lista ordenada de candidatos ao concurso para recrutamento de técnicos AEC Dança 2018/2019 - oferta 2472

Ampliar
Lançamento do livro "Pratolândia" Ver artigo


Lançamento do Livro "Pratolândia"

   203 e Crianças de 9 turmas tornam-se autoras publicadas em Projeto Social
                                   Descubra o Projeto Pratolândia!

A Obra “Pratolândia”
 
é um projeto de articulação entre a Escola Básica Igreja-Guilhufe, Jardim de Infância de Marecos e Jardim de Infância Padre Pimentel, do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo (AEJA) em Penafiel. Que surge após o desafio de uma criança ao Autor Rui Lacerda Magalhães na apresentação do seu livro “Bocalândia”.

Foram desenvolvidas atividades de escrita criativa com os alunos do primeiro ciclo da EB Igreja Guilhufe, resultando numa estória que introduz os leitores à importância de uma alimentação saudável. O texto apresenta a Roda dos Alimentos como a solução para a paz no Vale do Prato. Este mundo imaginário encontra-se numa guerra entre animais e vegetais, levando os pequenos leitores a refletir sobre os conceitos de tolerância, igualdade e inclusão social.

O livro foi ilustrado pelas crianças do Jardim de Infância de Marecos e Jardim de Infância Padre António Rodrigues Pimentel, resultando num trabalho coletivo de 115 Ilustradores e 87 Co-Autores, num total de 9 turmas envolvidas e 14 Professores e Educadores de Infância como intervenientes.
Todos os intervenientes neste projeto são uma equipa de profissionais de educação que acreditam que a escola é um lugar de partilha entre adultos e crianças, em que ambos são construtores de saberes, com vista a criar uma criança protagonista, investigadora, capaz de descobrir os significadosdas novas relações e de perceber os poderes dos seus pensamentos por meio da síntese de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.
 
 
Um Projeto Social
 
Todas as receitas da obra reverterão para o investimento nos três estabelecimentos de ensino.

Lançamento

O “Pratolândia” tem lançamento marcado para as 21 horas do dia 22 de março de 2019 no Museu Municipal de Penafiel.
 
Siga-nos no Facebook!

Esta obra pretende a promoção da interdisciplinaridade e flexibilidade curricular, articulação da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico, promoção da iniciativa e formação para o civismo através da cultura como meio de inclusão e tolerância social, bem como, alertar para a importância de hábitos alimentares saudáveis, hábitos de leitura e intervenção em sociedade de forma construtiva e ativa, constituindo-se a Escola como o fulcro da criação de seres humanos capazes e responsáveis.

“Este livro recria e fortalece de forma inspirada e inspiradora a importância da roda dos alimentos onde “convive toda a gente” porque, “afinal, não importa ser diferente!”. Importa, sim, saber que uma alimentação saudável e equilibrada é o alicerce do nosso bem-estar e que este é a base da nossa felicidade! “. Afirma o Dr. António Duarte Cunha, diretor do AEJA no prefácio do Pratolândia.  

O Pratolândia foi publicado pela Chiado Books sob a chancela da Chiado Books KIDS, contando também com o apoio:
 
Câmara Municipal de Penafiel

Junta de freguesia de Guilhufe e Urrô

Junta de Freguesia de Penafiel

Duplo Impacto Publicidade Lda

O livro será distribuído pelo território português nas lojas da Chiado Books, FNAC e Bertrand, bem como nas livrarias locais.

A publicação, nascida em Guilhufe, Penafiel, terra natal do Autor Rui Lacerda Magalhães, estender-se-á ao território lusófono, nomeadamente no Brasil, Angola e Cabo Verde.


 

Seminário de Empreendorismo Ver artigo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O empreendedorismo é considerado um dos principais mecanismos promotores do desenvolvimento da economia, inovação e bem-estar. Como processo dinâmico de mudança, visão e criação, tem como base a identificação de oportunidades e novas soluções por parte do empreendedor.

No passado dia 28 de Fevereiro o Gabinete de Apoio ao Docente realizou o Seminário de Empreendorismo com os seguintes objetivos:

                • Estimular as capacidades empreendedoras dos alunos do ensino secundário, desenvolvendo alguns conceitos no domínio do empreendedorismo.

                • Permitir aos estudantes refletirem sobre si próprios, identificar as suas capacidades empreendedoras.

A atividade contribuiu para estimular o desenvolvimento da criatividade dos alunos, a motivação, o pensamento empreendedor e inovador e a visão de futuro.

Parabéns a todos os envolvidos na atividade e pela colaboração de todos os docentes que contribuíram para o sucesso da mesma.

Aviso de Abertura Ver artigo
Concurso para Recrutamento de Técnicos AEC 

Ampliar
Divulgação das Candidaturas do Orçamento Participativo das Escolas 2019 (EBPS) Ver artigo



Ampliar
Ver mais Destaques
Oferta Educativa 2018/2019 Ver artigo

Jardins de Infância

JI Calvário - Bustelo
JI P. Pimentel - Guilhufe e Urrô
JI Igreja Marecos - Penafiel
JI Ponte Novelas - Penafiel
JI Agulha - Galegos

Escolas de 1.º ciclo EB

EB1 Igreja - Guilhufe e Urrô
EB1 Convento - Bustelo
EB1 Cruzeiro - Galegos
EB1 Covilhô - Novelas - Penafiel

Escolas do 1.º ciclo EB com Jardim de Infância

EB1 + JI Boavista - Santiago Santiago - Penafiel
EB1 + JI Torre - Urrô - Guilhufe e Urrô
EB1 + JI Centro Escolar de Rans - Rans
EB1 + JI Centro Escolar de Duas Igrejas - Duas Igrejas
EB1 + JI Póvoa - Guilhufe e Urrô

Escola Básica Penafiel Sul

  • 2.º e 3.º Ciclos - Ensino Regular

Escola Secundária Joaquim de Araújo


Ver mais Oferta formativa para o ano letivo 2018/2019
Centenário - Joaquim de Araújo Ver artigo


Abre-se agora este espaço, destinado à promoção, divulgação e informação do Centenário da morte de Joaquim de Araújo, poeta, cônsul, incansável promotor e divulgador da cultura portuguesa e patrono do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo.
Em Janeiro de 2016 demo-nos conta que a 11 de Maio de 2017 se cumpririam cem anos da morte de Joaquim de Araújo. Começou aí o projecto de envolver o agrupamento, a câmara e a biblioteca municipal na comemoração digna e promotora do patrono do agrupamento.
São muitas as razões que nos levam a dinamizar tal efeméride. Com efeito, mesmo que Joaquim da Araújo não seja um grande poeta (embora alguns os estudiosos da sua obra não subscrevam esta consideração), mesmo que tenha saído relativamente cedo de Penafiel e não tenha regressado (pelo que sabe da sua correspondência com pena sua), mesmo que tenha assumido ideias e posições polémicas, mesmo assim Joaquim de Araújo é uma figura incontornável da segunda metade do século XIX: foi seguramente quem, no século XIX
, mais contribuiu para a divulgação e promoção da cultura portuguesa, sobretudo além-fronteiras. É razão suficiente para o agrupamento de escolas, que o tem como patrono, se envolva na comemoração do centenário da sua morte com a dignidade e respeito que merece. Não o fazer seria, além de uma omissão inadmissível em relação a esta personalidade marcante, uma perda indesculpável na consolidação da identidade do agrupamento. Para bem de todos.
É o que estamos a fazer. O Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo coordena e dinamiza as comemorações do Centenário da morte do seu patrono. Neste sentido, convidámos a câmara municipal e a biblioteca para se associarem a nós e nos apoiarem na dignificação, promoção e divulgação da obra de um filho de Penafiel. Do seu imediato envolvimento, que muito nos apraz e dignifica a autarquia e a biblioteca, há-de, a seu tempo, dar-se notícia. Para já, a gratidão pela disponibilidade, envolvimento e colaboração de todos.
Neste espaço serão dadas notícias sobre a comemoração, as actividades a desenvolver, as entidades envolvidas e, como não podia deixar de ser, a promoção, divulgação e dignificação de Joaquim de Araújo e do agrupamento que tem o seu nome.
Um jovem de dezasseis anos que cria uma revista literária na qual participa a quase totalidade dos escritores portugueses e não mais parou na divulgação e promoção da cultura nacional merece, certamente, o nosso apreço e justifica o nosso envolvimento.






Ver mais Centenário - Joaquim de Araújo
20º Corta Mato AEJA Ver artigo



imagem 1.jpg

imagem 2.jpg

imagem 3.jpg

imagem 4.jpg

imagem 5.jpg

imagem 1.jpg
Ler mais
Ver mais Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo
contactar | webmaster
Facebook  Feed Edulink Mobile Mobile Android APP