Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo

 Abril 2024 
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930 
Visita de Estudo à Faculdade de Letras da Universidade do Porto Ver artigo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As turmas do 11.ºB e 12.ºB, do Curso de Línguas e Humanidades, realizaram, no dia 19 de abril, uma visita de estudo à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo aí assistido a uma sessão informativa sobre a oferta educativa da instituição e respetivas saídas profissionais.

Ler mais
Aviso de Abertura: contratação de escola para o Grupo 910 Ver artigo



Ampliar
Ação de Curta Duração: Na Terra da Igualdade Ver artigo


* Mais informações em http://cfaeppp.ulu.pt/CentroFormacao/
O Flautista Ver artigo
Imagem
Imagem

O teatro veio à Escola Básica de Penafiel Sul no dia 16 de abril. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir à peça “O Flautista” pela companhia “Teatro do Botão”. Serviu de mote à criação do espetáculo o conto tradicional dos Irmãos Grimm, adaptado pela companhia, que teve como objetivo proporcionar aos alunos o contacto com os atores e todo o envolvimento cultural próprio da arte teatral. O espetáculo foi dinâmico e interativo e cativou a atenção dos alunos, o que correspondeu a todas as expectativas, contribuindo assim para o sucesso da atividade. E viva o Teatro!!!! 

O Grupo Disciplinar de Português de 2ºciclo

Ginásio Multifuncional Ver artigo
Imagem
Imagem
Imagem

A prática da atividade física é de extrema importância para todos os nossos alunos do agrupamento.

Ler mais
Ver mais Destaques
Centenário - Joaquim de Araújo Ver artigo


Abre-se agora este espaço, destinado à promoção, divulgação e informação do Centenário da morte de Joaquim de Araújo, poeta, cônsul, incansável promotor e divulgador da cultura portuguesa e patrono do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo.
Em Janeiro de 2016 demo-nos conta que a 11 de Maio de 2017 se cumpririam cem anos da morte de Joaquim de Araújo. Começou aí o projecto de envolver o agrupamento, a câmara e a biblioteca municipal na comemoração digna e promotora do patrono do agrupamento.
São muitas as razões que nos levam a dinamizar tal efeméride. Com efeito, mesmo que Joaquim da Araújo não seja um grande poeta (embora alguns os estudiosos da sua obra não subscrevam esta consideração), mesmo que tenha saído relativamente cedo de Penafiel e não tenha regressado (pelo que sabe da sua correspondência com pena sua), mesmo que tenha assumido ideias e posições polémicas, mesmo assim Joaquim de Araújo é uma figura incontornável da segunda metade do século XIX: foi seguramente quem, no século XIX
, mais contribuiu para a divulgação e promoção da cultura portuguesa, sobretudo além-fronteiras. É razão suficiente para o agrupamento de escolas, que o tem como patrono, se envolva na comemoração do centenário da sua morte com a dignidade e respeito que merece. Não o fazer seria, além de uma omissão inadmissível em relação a esta personalidade marcante, uma perda indesculpável na consolidação da identidade do agrupamento. Para bem de todos.


Ler mais
Ver mais Centenário - Joaquim de Araújo
Facebook  Feed Mobile Mobile Android APP Edulink