Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo

 Janeiro 2018 
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031 
AEJA PROMOVE CONCERTO DE REIS Ver artigo


No próximo dia 6 de janeiro, celebra-se, um pouco por todo o Mundo, o Dia de Reis, a Epifania do Senhor.

Associando-se a esta festividade, o Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo tem a honra de convidar toda a comunidade educativa a assistir ao Concerto de Reis, apresentado pelo Coro Musicam Sacram, proveniente de Fiães, concelho de Santa Maria da Feira. Esta iniciativa terá lugar no dia 5 de janeiro, pelas 21.30 h, na Igreja de Santo António dos Capuchos, em Penafiel (próxima da Câmara Municipal), com entrada livre, ainda que sujeita a limites de lotação.

Evocando a chegada dos Reis Magos a Belém, guiados por uma estrela vinda do Oriente, estamos certos de que iremos proporcionar a todos uma experiência única e  inolvidável, conferindo a esta solenidade um brilho acrescido e uma beleza profundamente inspiradora. Compareça!


Feliz Natal e um Excelente 2018 Ver artigo



Trabalho realizado pelo aluno Diogo Garcia, do 10º ano do Curso Profissional de Multimédia, no âmbito da disciplina de Técnicas de Multimédia



imagem GIF Natal.gif
Classificações do 1.º período Ver artigo


Como aceder às classificações do 1.º período?

Entrar em  “Inovar Consulta” 

·         Login: o n.º de processo do aluno (ver cartão aluno)

·         Senha: por defeito, o n.º do cartão de cidadão/BI do aluno

Atenção: se tiverem cartão de cidadão, devem experimentar escrevê-lo com ou sem espaço antes dos 4 últimos carateres (12345678 1ZZ5 ou 123456781ZZ5, por exemplo) 

Proceder da seguinte forma, de acordo com o ciclo em questão.

  • 1.º, 2.º, 3.º ciclo do ensino básico, cursos vocacionais, secundário regular: 
    • Ir a “Avaliações” e depois “Avaliação de fim de período”.

  • Cursos profissionais:
    • Ir a “Avaliações” e depois “Avaliação global”
    • Escolher a disciplina – tem-se a visualização de todas as classificações dos módulos realizados no ano atual (anos anteriores ficarão disponíveis brevemente).

 


Ação de Sensibilização sobre Hábitos de Postura Corporal Ver artigo



Ampliar
A turma B9.ºB deseja um Feliz Natal a toda a Comunidade Educativa Ver artigo


Um Feliz Natal
Ver mais Destaques
Oferta Educativa 2017/2018 Ver artigo

Jardins de Infância

JI Calvário - Bustelo
JI P. Pimentel - Guilhufe e Urrô
JI Igreja Marecos - Penafiel
JI Ponte Novelas - Penafiel
JI Agulha - Galegos

Escolas de 1.º ciclo EB

EB1 Igreja - Guilhufe e Urrô
EB1 Convento - Bustelo
EB1 Cruzeiro - Galegos
EB1 Covilhô - Novelas - Penafiel

Escolas do 1.º ciclo EB com Jardim de Infância

EB1 + JI Boavista - Santiago Santiago - Penafiel
EB1 + JI Torre - Urrô - Guilhufe e Urrô
EB1 + JI Centro Escolar de Rans - Rans
EB1 + JI Centro Escolar de Duas Igrejas - Duas Igrejas
EB1 + JI Póvoa - Guilhufe e Urrô

Escola Básica Penafiel Sul

  • 2.º e 3.º Ciclos - Ensino Regular

Escola Secundária Joaquim de Araújo


Ver mais Oferta formativa para o ano letivo 2016/2017
Centenário - Joaquim de Araújo Ver artigo


Abre-se agora este espaço, destinado à promoção, divulgação e informação do Centenário da morte de Joaquim de Araújo, poeta, cônsul, incansável promotor e divulgador da cultura portuguesa e patrono do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo.
Em Janeiro de 2016 demo-nos conta que a 11 de Maio de 2017 se cumpririam cem anos da morte de Joaquim de Araújo. Começou aí o projecto de envolver o agrupamento, a câmara e a biblioteca municipal na comemoração digna e promotora do patrono do agrupamento.
São muitas as razões que nos levam a dinamizar tal efeméride. Com efeito, mesmo que Joaquim da Araújo não seja um grande poeta (embora alguns os estudiosos da sua obra não subscrevam esta consideração), mesmo que tenha saído relativamente cedo de Penafiel e não tenha regressado (pelo que sabe da sua correspondência com pena sua), mesmo que tenha assumido ideias e posições polémicas, mesmo assim Joaquim de Araújo é uma figura incontornável da segunda metade do século XIX: foi seguramente quem, no século XIX
, mais contribuiu para a divulgação e promoção da cultura portuguesa, sobretudo além-fronteiras. É razão suficiente para o agrupamento de escolas, que o tem como patrono, se envolva na comemoração do centenário da sua morte com a dignidade e respeito que merece. Não o fazer seria, além de uma omissão inadmissível em relação a esta personalidade marcante, uma perda indesculpável na consolidação da identidade do agrupamento. Para bem de todos.
É o que estamos a fazer. O Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo coordena e dinamiza as comemorações do Centenário da morte do seu patrono. Neste sentido, convidámos a câmara municipal e a biblioteca para se associarem a nós e nos apoiarem na dignificação, promoção e divulgação da obra de um filho de Penafiel. Do seu imediato envolvimento, que muito nos apraz e dignifica a autarquia e a biblioteca, há-de, a seu tempo, dar-se notícia. Para já, a gratidão pela disponibilidade, envolvimento e colaboração de todos.
Neste espaço serão dadas notícias sobre a comemoração, as actividades a desenvolver, as entidades envolvidas e, como não podia deixar de ser, a promoção, divulgação e dignificação de Joaquim de Araújo e do agrupamento que tem o seu nome.
Um jovem de dezasseis anos que cria uma revista literária na qual participa a quase totalidade dos escritores portugueses e não mais parou na divulgação e promoção da cultura nacional merece, certamente, o nosso apreço e justifica o nosso envolvimento.






Ver mais Centenário - Joaquim de Araújo
contactar | webmaster
Facebook  Feed Edulink Mobile Mobile Android APP