Início
Agrupamento
Atividades
Destaques
Documentos
Exames
Informações
Contactos







 Agosto 2019 
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Oferta Educativa 2019/2020 Ver artigo
Jardins de Infância
JI P. Pimentel - Guilhufe e Urrô
JI Igreja Marecos - Penafiel
JI Ponte Novelas - Penafiel

Escolas de 1.º ciclo EB
EB1 Igreja - Guilhufe e Urrô EB1 Convento - Bustelo
EB1 Covilhô - Novelas - Penafiel

Escolas do 1.º ciclo EB com Jardim de Infância
EB1 + JI Boavista - Santiago Santiago - Penafiel
EB1 + JI Torre - Urrô - Guilhufe e Urrô
EB1 + JI Centro Escolar de Rans - Rans
EB1 + JI Centro Escolar de Duas Igrejas - Duas Igrejas
EB1 + JI Póvoa - Guilhufe e Urrô
EB1 + JI Convento - Bustelo
EB1 + JI Cruzeiro - Galegos


Escola Básica Penafiel Sul
      2.º e 3.º Ciclos - Ensino Regular

Escola Secundária Joaquim de Araújo
     - 3.º Ciclo - Ensino Regular
     - Ensino Secundário
       Cursos científico-humanísticos - (para o prosseguimento de estudos de nível superior)
           Cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias
          Cursos científico-humanísticos de Línguas e Humanidades 
      - Cursos profissionais - (para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos)


Ver mais Oferta formativa para o ano letivo 2019/2020
Escola em Férias Ver artigo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Os melhores momentos da atividade "Escola em Férias".

Reflexão - Seminário sobre a Flexibilidade Curricular e Inclusão Ver artigo



Ampliar
PROJETO“...MELHOR POSTURA CORPORAL” CULMINA O ANO LETIVO 2018/2019 COM COMUNICAÇÃO ORAL NAS “IV JORNADAS EM ESTUDOS DA CRIANÇA”, NA UNIVERSIDADE DO MINHO Ver artigo
Imagem
Imagem
Imagem

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino” (Freire, 1996, p.  95)



No passado dia 4 de julho um dos Coordenadores do Projeto “À Procura de uma melhor Postura Corporal”, desenvolvido no Agrupamento Joaquim de Araújo (AEJA) há mais de uma década, esteve presente nas “IV Jornadas em Estudos da Crianças”, a apresentar resultados dos estudos científicos que têm sido realizados no âmbito do referido projeto.

O trabalho desenvolvido tem contado com uma equipa de investigadores integrados em entidades parceiras como é o caso do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro), através do seu Núcleo de Investigação em Desporto e Exercício Físico (NIDEF), o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, nomeadamente o médico responsável pela consulta de deformidades da coluna vertebral e o Centro de Investigação em Atividade Física e Lazer, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (CIAFEL- FADEUP).

Este projeto tem cariz comunitário e, entre outros, a sua ação tem como objetivo a prevenção numa perspetiva de intervenção precoce na deteção de eventuais desalinhamentos posturais associados a hábitos inadequados de postura corporal, com um olhar atento na relação com a aprendizagem.

Os trabalhos desenvolvidos ao longo do presente ano letivo foram essencialmente o tratamento de dados recolhidos nos anos anteriores e a apresentação de alguns dos resultados em congressos, assim como a elaboração de artigos com submissão em Revistas Científicas de revisão por pares (a aguardar aprovação).

A iniciativa dos Professores responsáveis pelo projeto trabalharem para a comunidade em prol da saúde e aprendizagem dos seus alunos, tem levado o AEJA para além dos muros da escola, estando em concordância com  Alarcão (2011, p.22) quando refere que “...a atitude e actividade de pesquisa contribui para o desenvolvimento profissional dos professores e para o desenvolvimento institucional das escolas em que estes se inserem...”.

Resta-nos agradecer aos pais e professores que têm colaborado no desenvolvimento deste projeto e têm ajudado a ajudar algumas das nossas crianças a tornarem-se adultos mais saudáveis.

Uma saudação muito especial ao Diretor deste Agrupamento por sempre ter apoiado e acreditado neste projeto.


Os Professores Coordenadores do Projeto,

Emília Alves e Duarte Nuno 



Consultar abaixo os resumos de dois dos trabalhos apresentados em congressos:


pdf Book_Abstracts_CIDESD2019 2.pdf

pdf lresumos_JEC_UM_2019.pdf
Ler mais
PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA A DEVOLUÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES Ver artigo



Ampliar
Seminário sobre Flexibilidade Curricular e Inclusão Ver artigo

Dia 1 de julho de 2019, pelas 9:00H no Auditório da Associação Empresarial de Penafiel.



Ampliar
Ver mais Destaques
Centenário - Joaquim de Araújo Ver artigo


Abre-se agora este espaço, destinado à promoção, divulgação e informação do Centenário da morte de Joaquim de Araújo, poeta, cônsul, incansável promotor e divulgador da cultura portuguesa e patrono do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo.
Em Janeiro de 2016 demo-nos conta que a 11 de Maio de 2017 se cumpririam cem anos da morte de Joaquim de Araújo. Começou aí o projecto de envolver o agrupamento, a câmara e a biblioteca municipal na comemoração digna e promotora do patrono do agrupamento.
São muitas as razões que nos levam a dinamizar tal efeméride. Com efeito, mesmo que Joaquim da Araújo não seja um grande poeta (embora alguns os estudiosos da sua obra não subscrevam esta consideração), mesmo que tenha saído relativamente cedo de Penafiel e não tenha regressado (pelo que sabe da sua correspondência com pena sua), mesmo que tenha assumido ideias e posições polémicas, mesmo assim Joaquim de Araújo é uma figura incontornável da segunda metade do século XIX: foi seguramente quem, no século XIX
, mais contribuiu para a divulgação e promoção da cultura portuguesa, sobretudo além-fronteiras. É razão suficiente para o agrupamento de escolas, que o tem como patrono, se envolva na comemoração do centenário da sua morte com a dignidade e respeito que merece. Não o fazer seria, além de uma omissão inadmissível em relação a esta personalidade marcante, uma perda indesculpável na consolidação da identidade do agrupamento. Para bem de todos.
É o que estamos a fazer. O Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo coordena e dinamiza as comemorações do Centenário da morte do seu patrono. Neste sentido, convidámos a câmara municipal e a biblioteca para se associarem a nós e nos apoiarem na dignificação, promoção e divulgação da obra de um filho de Penafiel. Do seu imediato envolvimento, que muito nos apraz e dignifica a autarquia e a biblioteca, há-de, a seu tempo, dar-se notícia. Para já, a gratidão pela disponibilidade, envolvimento e colaboração de todos.
Neste espaço serão dadas notícias sobre a comemoração, as actividades a desenvolver, as entidades envolvidas e, como não podia deixar de ser, a promoção, divulgação e dignificação de Joaquim de Araújo e do agrupamento que tem o seu nome.
Um jovem de dezasseis anos que cria uma revista literária na qual participa a quase totalidade dos escritores portugueses e não mais parou na divulgação e promoção da cultura nacional merece, certamente, o nosso apreço e justifica o nosso envolvimento.






Ver mais Centenário - Joaquim de Araújo
20º Corta Mato AEJA Ver artigo



imagem 1.jpg

imagem 2.jpg

imagem 3.jpg

imagem 4.jpg

imagem 5.jpg

imagem 1.jpg
Ler mais
Ver mais Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo
Facebook  Feed Mobile Mobile Android APP EdulinkEDULINK