Destaques


INTERCÂMBIO CULTURAL Penafiel – Peñafiel 2014/2015



Intercâmbio entre a Escola Básica de Penafiel Sul e Instituto Conde de Lucanor em Peñafiel, pertencentes a duas cidades geminadas

Os
professores, Lúcia Cardoso, Mário Ferreira, José Manuel Castanheira e António
Paixão vêm expressar a sua gratidão pelo apoio prestado, à Câmara de Penafiel ,
Alcaide e Centro de Turismo de Peñafiel, aos diretores e escolas do Instituto
Conde de Lucanor e Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, Coordenadora  e professores da Escola Básica de Penafiel
Sul. Bem-haja!




INTERCÂMBIO  CULTURAL Penafiel – Peñafiel  2014/2015

Encontro de Amizade, de Cultura e de Emoções 

Na manhã nublosa saiu da Escola Básica de Penafiel Sul mais um grupo de jovens do 9.º ano e professores, ao encontro dos nossos mui estimados “hermanos de Peñafiel” do Instituto Conde de Lucanor.

Na estalagem do Convento de S. Pablo, junto às margens do florido rio Duratón, largaram as malas e almoçaram no refeitório com a distinta hospitalidade e sorridente disposição do Sr. Padre Javier.

O primeiro encontro com os alunos espanhóis aconteceu no Ginásio do Instituto, onde estes empunhavam uma grande faixa com votos de boas vindas. Organizaram-se então grupos de alunos com portugueses e castelhanos misturados, que disputaram vários jogos de destreza e velocidade. Logo as relações se tornaram bem calorosas, não se distinguindo já que houvesse ali duas nacionalidades, mas um ambiente de convívio, numa salutar irmandade, onde reinava a alegria nas palmas, gritos de vitória e gargalhadas. 

As caves do vinho da ribeira do Douro deram a conhecer as imensas galerias de milhares de pipas e milhões de garrafas onde se guarda o precioso néctar desta região demarcada.

Após o jantar e apesar do cansaço, ainda houve tempo para um breve passeio noturno pela cidade. O sossego veio depressa, mas o sono não se podia conciliar com a novidade de alguns estarem pela primeira vez longe dos pais e do país.

A planície verdejante e primaveril bordejou o caminho, que leva a Burgos, percorrido em tempos pelo heroico Cid, o campeador. Na “Sierra de Atapuerca”, depois de colocarem os capacetes brancos de proteção, a guia, Ângela conduziu os alunos e professores pelas grutas e escavações que indicam a evolução humana desde há 800 mil anos. Com os pés enlameados de calcário branco e a face refrescada pela chuva, aí se travou conhecimento com o “antecessor”, o “homo habilis”, com o homem-de-Neandertal, até aos nossos dias. Os crânios e demais elementos arqueológicos foram depois observados ao vivo, no moderno e cristalino museu em Burgos.

O piquenique decorreu no enorme parque da cidade. A Igreja gótica da “Cartuja” deslumbrou a todos no retábulo do altar-mor e no túmulo de D. João II de Castela e Isabel de Portugal, muito semelhante ao de Inês de Castro e D. Pedro no Mosteiro de Alcobaça.

Pela tarde conheceram-se as ruas de Burgos, a catedral, o pórtico de entrada na cidade e compraram-se alguns “recuerdos”.

À noite mais uma vez se calcorrearam as ruas antigas de Peñafiel, dominadas pelo branco do esplendoroso castelo medieval.

E foi no Castelo roqueiro que se visitou o renovado “Museo del Vino”. Professores e alunos subiram à grandiosa torre do castelo, debruçaram-se das suas ameias para estenderem o olhar sobre a história castelhana e o aglomerado urbano e a extensa planície onde o Duratón se une ao Douro.

O convívio final, durante e depois do almoço, foi intenso, nos sentimentos que brotaram das palavras castelhanas em bocas portuguesas e, no falar luso tão adocicado e belo no sotaque castelhano.  Os abraços transmitiram carinho e amizade. As mãos acenaram sem vontade um adeus triste. E pelas ruas os amigos e amigas peñafidelenses corriam atrás do autocarro, enquanto o olhar se embaciava, olhando cada vez mais longe o castelo e a terra irmã de Peñafiel que acolheu um encontro sempre vivo, sempre digno , tão único e tão feliz.

Os professores, Lúcia Cardoso, Mário Ferreira, José Manuel Castanheira e António Paixão vêm expressar a sua gratidão pelo apoio prestado, à Câmara de Penafiel , Alcaide e Centro de Turismo de Peñafiel, aos diretores e escolas do Instituto Conde de Lucanor e Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo , Coordenadora  e professores da Escola Básica de Penafiel Sul. Bem-haja!

 

Tó-Zé Paixão

INTERCÂMBIO  CULTURAL Penafiel – Peñafiel  2014/2015   INTERCÂMBIO  CULTURAL Penafiel – Peñafiel  2014/2015  





Autor: Administrador
Grupos:
Em: 2015-04-19 22:27:28