Destaques


Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude.

Esta iniciativa, também conhecida como Campanha do Laço Azul, iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, atou um laço azul à antena do seu carro.
Quando questionada pelos vizinhos sobre o significado desse gesto, Bonnie Finney partilhou a história do neto, Michael, de 3 anos, que morreu de forma brutal em consequência dos maus tratos sofridos às mãos da mãe e do namorado desta.

Os abusos sofridos pelo pequeno Michael e pelos irmãos conduziram Bonnie a uma luta incansável para tentar compreender o que tinha acontecido, inspirando-a a criar uma campanha de sensibilização para prevenir os maus tratos na infância.

E porquê a cor azul? Porque Bonnie não queria esquecer os corpos cheios de nódoas negras dos seus netos e essa cor lembrar-lhe-ia a necessidade de uma luta constante em prol da proteção das crianças e contra a violência em contexto familiar.

Esta história demonstra como a preocupação de uma única pessoa pode despertar consciências e contribuir para a prevenção dos maus tratos e a promoção dos direitos das crianças.

Desafiamos, por isso, toda a comunidade do AEJA a assinalar esta iniciativa, colocando uma fita azul nas antenas ou espelhos dos carros, ao peito ou nos pulsos, durante o mês de abril.  

Façam todos questionar: “Porquê a fita azul?”

 Caso tenha conhecimento de alguma situação de maus tratos, não se cale, sinalize!

 

É um dever de todos os cidadãos denunciar qualquer situação que coloque em risco a vida, a integridade física ou psíquica e a liberdade de cada criança ou jovem.

 

“Em abril, laços mil!”

Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude.  





Autor: Administrador
Grupos:
Em: 2024-04-09 11:08:47