Transporte Escolar
O prazo para apresentação de candidaturas ao transporte escolar para o ano letivo 2023/2024 decorre entre os dias 01 de junho e 14 de agosto do corrente ano.
Inscrição para o Transporte Escolar
Termos e Condições
A quem se destina o transporte escolar
- Aos alunos que se encontram matriculados nos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
- Nota: O Transporte Escolar só é assegurado nas zonas em que existe carreira pública.
Quem tem direito a transporte escolar gratuito
- Os alunos que residam no concelho de Penafiel, a mais de 2km de distância do estabelecimento de ensino;
- Os alunos que frequentam um estabelecimento de ensino público no concelho de Penafiel (exceptuam-se aqueles que, por falta de oferta formativa, sejam obrigados a frequentar um estabelecimento de ensino fora do concelho de Penafiel);
O que deve ter em conta antes de fazer a candidatura
Documentos a submeter:
- Se estiver a pedir passe pela primeira vez ou se vai necessitar de cartão novo (2ª via)
- Prova de morada (ex: fatura da água, luz ou gás)
- Confirmar se a fotografia que consta no processo do aluno está atualizada. Caso a fotografia não esteja em conformidade, terá que anexar outra (no separador dos documentos).
- Se estiver a tratar de uma renovação
- Prova de morada (fatura da água, luz ou gás)
Casos em que é necessário solicitar uma segunda via do cartão
- Perda de cartão;
- Cartão danificado (partido ou ilegível);
- Alteração de estabelecimento de ensino;
- Alteração do local de entrada.
A segunda via do cartão tem um custo associado que pode variar conforme a situação e a empresa de transporte que emite o cartão.
Nestas situações, antes de efetuar o pedido de renovação, deverá entrar em contato com os serviços de educação da Câmara Municipal de Penafiel para que a situação possa ficar resolvida.
Quanto à alteração do estabelecimento de ensino, excetuam-se os alunos que, por falta de oferta formativa, se vêm obrigados a mudar para outro estabelecimento de ensino (ex: 10º ano e curso profissional). Estes alunos têm direito a um cartão novo, gratuito, desde que a alteração seja para um estabelecimento de ensino do concelho de Penafiel.
Prazos
As candidaturas devem ser submetidas entre o dia 1 de junho e o dia 14 de agosto de 2023.
Os alunos que não cumpram o prazo estipulado não terão passe assegurado no mês de setembro, excetuando-se as situações imprevistas, desde que, devidamente fundamentadas.
As candidaturas apresentadas ao longo do ano letivo terão efeitos no mês seguinte ao da data em que ocorreram.
Outras informações
Se estiver a tratar de uma renovação, o aluno deve manter o cartão na sua posse.
Se estiver a solicitar o passe pela primeira vez, o Município fará chegar o cartão à respetiva escola antes do início do ano letivo.
Têm direito a Transporte Adaptado os alunos:
- Com mobilidade reduzida que comprometa a utilização dos transportes regulares ou dos transportes escolares;
- Com dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição ou aprendizagem que tenham sido sinalizados pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), prevista pelo DL n.º 54/2028 de 6 de julho, na sua atual redação;
- Com morada fiscal no concelho de Penafiel.
O transporte deverá ser solicitado junto da secretaria do Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada que o aluno frequenta ou irá frequentar.

Edital193.pdf (https://aeja.pt/ficheiros/d40832180nh9y8hLc4.pdf)
edital153.png (https://aeja.pt/ficheiros/d40832180JSbsT6XhsM.png)
TransporteEscolar.png (https://aeja.pt/ficheiros/d40832180hlnQsMGanK.png)
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Autor: Administrador
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Em: 2023-06-15 23:28:54