Destaques
O grupo disciplinar 230, sempre atento e
empenhado em desenvolver atitudes de envolvência entre as matérias curriculares
e a realidade prática e em criar o gosto pelas aprendizagens dos conteúdos
matemáticos, resolveu propor para o plano anual de atividades a comemoração do
dia internacional da Matemática onde se inseria o dia do Pi, a realizar no dia
14 de março de 2022. Neste mundo de desafios digitais, onde o apelo
constante aos jogos informáticos, sanou as competências lúdicas, manipuláveis e
didáticas dos jogos de tabuleiro, achamos importante dedicar este dia a estes
jogos.O dominó de pintas, dominó de frações, o loto, o cubo mágico, as cartas,
as damas, a batalha naval, super t, jogo dos 24, uno… todos foram bem-vindos às
aulas de matemática neste dia, a fim de desenvolver competências que só são
alcançados em atividades com esta especificidade e neste contexto. Os alunos
escolheram os jogos e os grupos com quem queriam jogar. Quando terminavam
trocavam de jogo e de colegas e voltavam a jogar o outro jogo. Foram
desenvolvidas várias competências na prática destes jogos, sendo de realçar as
seguintes:
Ao nível educacional – o jogo contribui
para o desenvolvimento da criança e através dele é possível conhecê-la melhor,
assim como a sua maneira de se relacionar com os outros;
Ao nível sociológico – o jogo é
influenciado pelo contexto social no qual a criança brinca;
Ao nível psicológico – o jogo é
utilizado como meio para compreender melhor a psique das emoções e a
personalidade dos indivíduos;
Ao nível antropológico – traduz-se na
maneira como o jogo é capaz de refletir as diferenças de cada sociedade e suas
culturas;
Ao nível folclórico – o jogo, como
reflexo da cultura infantil, perpassa diversas gerações, refletindo o costume
de cada época.
O dia foi bem passado e com a certeza que os
pressupostos para o qual foi programado foram atingidos com sucesso, bastou
observar-se a vivacidade e euforia com que os alunos participaram no desenrolar
dos jogos.
Publicação2.pdf (https://aeja.pt/ficheiros/d13628520RUJzxmFi5d.pdf)
|
Autor: António Manuel Conde Pereira
Grupos: Grupo 550 - Informática - Departamento de Matemática e Ciências Experimentais - Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) - Reunião Geral - Conselho Pedagógico - Coord. Proj. Formação - Conselho Diretores Turma - Cursos Profissionais - Turma 12.ºA - Turma 9ºCEF -
Em: 2022-04-05 12:13:20