Destaques


Ecos de Abril





     










Sons de Abril ecoaram na Escola Básica de Penafiel Sul

 

A Guerra Colonial foi tema de debate na Escola Secundária Joaquim de Araújo

Com o propósito de assinalar o 43º aniversário da Revolução dos Cravos, os professores de História do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo realizaram, no passado dia 24 de abril, o sarau “Ecos de Abril”.

Esta iniciativa, que teve lugar na Escola Básica de Penafiel Sul, envolveu cerca de noventa participantes, incluindo alunos e alguns professores. O sarau evocou, entre outras atividades, diversos poemas e canções que marcaram a época. Nesse sentido, foram destacados autores como Manuel Alegre, Ary dos Santos, Jorge de Sena, José Gomes Ferreira, Maria Teresa Horta, José Jorge Letria, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Ermelinda Duarte e José Mário Branco.

O espetáculo terminou em apoteose, pós uma breve intervenção do Srs. Diretor do Agrupamento e Vereador da Educação, da Câmara Municipal de Penafiel, com a interpretação do conhecido tema “A Pedra Filosofal”.

O público que esteve presente em grande número retribuiu com um caloroso aplauso o trabalho de todos os que tornaram possível este evento comemorativo, ao qual se associou toda a comunidade educativa.

Os professores de História agradecem mais uma vez a colaboração dedicada das professoras Glória Ferreira Gomes, Ana Santarém, Luísa Lopes, Maria de Fátima Bessa, Margarida Oliveira, Maria José Nogueira, Lúcia Cardoso e Isabel Aguiar e aos professores Duarte Nuno, Adão Sousa, Jorge Reis e Luís Ribeiro, pela ajuda prestada na concretização deste espetáculo. Sem eles a sua concretização não teria sido possível.

Obrigada à Direção do Agrupamento, a todos os professores, assistentes operacionais, alunos, e outros, que de alguma forma ajudaram a preparar esta noite de festa.

 

O Grupo de História dinamizou, na Escola Secundária Joaquim de Araújo, no pretérito dia 26 de abril, uma evocação da Guerra Colonial, contando com a presença do coronel Jorge de Carvalho.

Integrada nas comemorações do 25 de Abril de 1974,esta iniciativa decorreu de forma bastante positiva, tendo as turmas presentes (10.ºB,11.ºB e 12.ºC) tido a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre o conflito militar em que Portugal se viu envolvido entre 1961 e 1974 e que constituiu o fator mais determinante para o derrube do regime ditatorial que vigorava no país desde 1926.

Relatando algumas das experiências vividas na frente de combate, o coronel Jorge de Carvalho, que começou por efetuar uma breve contextualização do conflito, deu conta, num testemunho muito impressivo, das dificuldades e dos dilemas que enfrentou na Guiné, um dos principais palcos da designada Guerra do Ultramar.

Presente no evento, o Diretor do Agrupamento relevou a importância pedagógica deste tipo de iniciativas, destacando a necessidade de se transmitir aos mais jovens a ideia de que a Guerra Colonial foi um acontecimento com vastas repercussões no plano político, económico, social e cultural, condicionando gravemente a vida de milhares de jovens portugueses e das respetivas famílias, cujos sonhos e projetos foram dramaticamente cerceados.

Esta atividade, cujo principal objetivo era promover uma reflexão sobre o contributo da Guerra Colonial para a desagregação do regime salazarista, foi valorizada, igualmente, pela participação musical do Grupo Baladas Nostalgia e das alunas Ana Sousa e Catarina Alves, do 9ºA, que declamaram poemas alusivos ao conflito.


Obrigada a todos!






Autor: Administrador
Grupos:
Em: 2017-05-08 12:40:19