Destaques


Sarau Ecos de Abril, um tributo à liberdade

Com o intuito de assinalar a passagem de mais um aniversário da Revolução dos Cravos, os professores de História (grupos 200 e 400) do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, promovem, no dia 24 de abril de 2017,pelas 21 horas, o sarau “Ecos de Abril”.
Este evento, a realizar na Escola Básica de Penafiel Sul, trará à memória poemas e canções que estiveram na linha da frente do combate à ditadura salazarista e da abertura de um caminho para a liberdade. Nesse contexto, serão evocados os contributos de Manuel Alegre, Ary dos Santos, Maria Teresa Horta, Sophia de Mello Breyner, Jorge de Sena, José Jorge Letria, Zeca Afonso, Fausto, José Mário Branco, Manuel Freire, entre outros.
Com esta realização pretende-se, numa perspectiva pedagógica, motivar os alunos para o estudo da temática do 25 de abril de 1974, proporcionando aos mesmos e a toda a comunidade educativa uma experiência singular e uma abordagem mais criativa, apelativa e eclética do tema em apreço. Tendo em vista a evocação dos aspetos mais marcantes do Estado Novo e da transição para o regime democrático, serão apresentados vários momentos de cariz musical e poético, para além de uma pequena dramatização.
Tenciona-se, igualmente, com esta iniciativa, mobilizar e envolver toda a comunidade educativa, integrando os contributos de diversos departamentos e de alunos de diversos níveis de ensino. Estamos certos de que esta será a melhor forma de assinalar um momento decisivo da nossa vida coletiva, inaugurador de uma nova esperança em Portugal.


Sarau Ecos de Abril, um tributo à liberdade  





Autor: Administrador
Grupos:
Em: 2017-04-07 12:21:14