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Provas/Exames  (94 artigos)
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Despacho Normativo nº 3-A-2020
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04-05-2020




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GUIA GERAL DE EXAMES 2020
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04-05-2020




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DECRETO_LEI_11_2020_Cria os concursos especiais de ingresso no ensino superiorpara titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados
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04-05-2020




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DELIBERAÇÃO_377_A_2020_ESTABELECE A CORRESPONDÊNCIA ENTRE OS EXAMES NACIONAIS E AS PROVAS DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PARA 2020_2021
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04-05-2020




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Resumo da Norma 01/JNE/2020
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04-05-2020




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Norma 01/JNE/2020 -atualizações decorrentes dos normativos legais recentemente publicados
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29-04-2020




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FAQS-EXAMES-ENSINO SECUNDÁRIO
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27-04-2020




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Orientações para o processo de inscrição nas provas e exames - Ensino Secundário
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27-04-2020

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais e da alteração da calendarização dos exames nacionais, informa-se que o prazo de inscrição termina a 11 de maio.

 

Orientações para o processo de inscrição nas provas e exames do ensino secundário COMUNICAÇÃO N.º 5/JNE/2020

 

Ensino Secundário:

 

Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.

 

Todos os alunos têm que descarregar novo boletim de inscrição, proceder ao seu preenchimento (o formato é editável) e enviá-lo para o endereço exames@aeja.pt, até ao próximo dia 11 de maio.

Os alunos, ou os seus encarregados de educação, que ainda não tenham enviado qualquer boletim para a escola, deverão descarregar, gravar no computador, preencher e enviar o referido boletim para o correio eletrónico disponibilizado pela escola exames@aeja.pt

Face às alterações ao processo de inscrição, o preenchimento tem em conta os seguintes ajustamentos:

a)    Os alunos do ensino secundário têm de assinalar:

 

- nos campos 4.4 e 4.6 do boletim de inscrição a quadrícula “N”;

        b) Os alunos do ensino secundário, independentemente das ofertas e das modalidades educativas e formativas de que provêm, não preenchem o campo 4.7 do boletim de inscrição;

c)     Os alunos autopropostos do ensino secundário que não aprovaram à disciplina através da avaliação interna, assinalam no boletim de inscrição:

 

- a quadrícula “S” no campo 4.5;

 

     - e, a quadrícula “S” ou “N” no campo 4.8, consoante eleja ou não o exame para ingresso;

 d) Os alunos do ensino secundário que realizem exames finais nacionais nas disciplinas que elejam para ingresso, podem realizar estes exames também para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso. Neste caso, assinalam no boletim de inscrição:

 

                 - a quadrícula “N” no campo 4.5;

 

  - e, a quadrícula “S” no campo 4.8.

 

 

Os alunos dos cursos profissionais ao abrigo do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, com o curso concluído no ano escolar 2012/2013 e seguintes, que pretendam prosseguir estudos no ensino superior realizam, como autopropostos, o exame final nacional de Português (639), da componente de formação geral dos cursos científico-humanísticos, e um outro exame final nacional, escolhido de entre os que são oferecidos para os vários cursos científico-humanísticos.

À exceção dos alunos excluídos por faltas, os alunos do ensino secundário abrangidos pela escolaridade obrigatória estão isentos do pagamento de qualquer propina em ambas as fases dos exames finais nacionais dentro dos prazos de inscrição definidos por lei.

Os alunos excluídos por faltas inscrevem-se apenas na 2.ª fase dos exames finais nacionais.

 

Os alunos do ensino secundário que no final do 3.º período tenham aprovação numa determinada disciplina e elejam essa mesma disciplina como prova de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior estão isentos do pagamento de qualquer propina, na 1.ª fase, inclusivamente nas situações em que assinalam no boletim de inscrição:

- a quadrícula? N? no campo 4.4 e tenham 18 ou mais anos de idade.

 

Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico ou de formulário, entregam o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC), nos serviços administrativos, preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.

 

Penafiel, 22 de abril de 2020

A Diretora,

Paula Pais



Orientações para o processo de inscrição nas provas e exames - Ensino Básico
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22-04-2020

Ensino Básico:

De acordo com a alínea b) do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, está cancelada a realização das provas finais pelo que um aluno do 9.º ano do ensino básico geral que no final do 3.º período esteja em situação de aprovação não necessita de realizar provas finais.

 

Um aluno do 9.º ano do ensino básico, que no final do ano letivo não esteja em condições de aprovação, realiza na 1.ª fase - Provas de Equivalência à Frequência a todas as disciplinas em que tem nível inferior a 3 ou apenas nas disciplinas que lhe permitam a conclusão de ciclo.

Um aluno do 9.º ano do ensino básico está em situação de não aprovação no final do 3.º período, com nível inferior a 3 nas disciplinas de Matemática, Português e qualquer outra disciplina, realiza Provas de Equivalência à Frequência nas disciplinas de Matemática, Português e nessa disciplina (ou seja, nas disciplinas que tem nível inferior a 3) ou nas disciplinas que lhe permitam a conclusão de ciclo. No entanto, não realiza a componente oral a Português, pois não se trata de um aluno autoproposto.

Um aluno do 9.º ano do ensino básico, que no final do 3.º período se encontre em situação de não aprovação com cinco ou mais níveis inferiores a 3, sendo um desses níveis na(s) disciplina(s) de Português e/ou Matemática, realiza, na qualidade de autoproposto, as Provas de Equivalência à Frequência da(s) disciplina(s) de Português e/ou Matemática na 1.ª fase.

Um aluno do 9.º ano do ensino básico que tenha ficado retido por faltas passa à situação de autoproposto, e realiza, na 1-ª fase, todas as Provas de Equivalência à Frequência que estão estabelecidas no Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março, incluindo Português/PLNM/PL2 e Matemática, e na 2.ª fase realiza as Provas de Equivalência à Frequência das disciplinas que lhe permita a conclusão de ciclo.

Os alunos autopropostos do ensino básico concluem o seu ciclo de ensino, incluindo o que frequenta a modalidade formativa e educativa de ensino individual e ensino doméstico, através da realização de Provas de Equivalência à Frequência de acordo com o estabelecido em lei.

 

Os alunos autopropostos do 1.º, 2.º ou 3.º ciclos do ensino básico têm de realizar a componente de interação e produção orais na disciplina de Português e ainda nas disciplinas de Línguas Estrangeiras I e II.

Um aluno autoproposto do 1º, 2.º ou 3.º ciclos do ensino básico que esteja fora da escolaridade obrigatória e não se encontre a frequentar qualquer estabelecimento de ensino realiza, na 1ª fase, todas as Provas de Equivalência à Frequência que estão estabelecidas no Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março, incluindo a componente de interação e produção orais na disciplina de Português/PLNM/PL2, Línguas Estrangeiras I e II e, no caso dos 2.º e 3.º ciclos, ainda a componente de produção e interação orais na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Um aluno do ensino básico que após a 1.ª fase esteja numa situação de não aprovação, na 2.ª fase realiza provas às disciplinas com menção insuficiente, no caso do 1.º ciclo, ou nível inferior a 3, que lhe permita a conclusão de ciclo.

ELABORAÇÃO DAS PROVAS

No 9.º ano do ensino básico as Provas de Equivalência à Frequência mantêm os códigos das Provas Finais de anos anteriores: Português (91), Matemática (92), PLNM – nível A2 (93), PLNM – nível B1 (94) e PL2 (95).

As informações-prova das PEF de Português/PLNM/PL2 e de Matemática do 9.º ano do ensino básico são elaboradas pela escola, seguindo o disposto no artigo 23.º do Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março.

As Provas de Equivalência à Frequência de Português/PLNM/PL2 e de Matemática do 9.º ano do ensino básico são elaboradas pela escola, seguindo o disposto no artigo 23.º do Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março.

O tempo regulamentar das Provas de Equivalência à Frequência de Português/PLNM/PL2 e de Matemática do 9.º ano do ensino básico devem ter a duração de 90 minutos com 30 minutos de tolerância.

Penafiel, 22 de abril de 2020

A Diretora

Paula Pais



Orientações para o processo de inscrições nas provas e exames dos ensinos básicos e secundário
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17-03-2020

OINSCRIÇÃO NOS EXAMES FINAIS NACIONAIS


Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais e da alteração da calendarização dos exames nacionais, informa-se que o prazo de inscrição é prorrogado até 11 de maio 2020. Os alunos devem alterar, se necessário, as inscrições para exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções nos termos do disposto no nº 3 do artigo 8º do Dec. Lei nº 14-G/2020 de 13 de abril.


Orientações para o processo de inscrições nas provas e exames dos ensinos básicos e secundário


1. Os alunos/Enc. Educação devem descarregar boletim de inscrição do secundário (aqui) e o boletim de inscrição do Básico (aqui).

2. Depois de devidamente preenchido devem enviá-lo para o correio eletrónico: 
exames@aeja.pt

3. No caso de os alunos já possuírem o Boletim de EMEC, poderão preenchê-lo, digitalizá-lo e de seguida enviá-lo para o correio eletrónico: 
exames@aeja.pt

4.  A Escola confirmará aos alunos/Enc. Educação a receção do respetivo correio eletrónico.



pdf JNE - Boletim Editável Básico.pdf
pdf JNE - Boletim Editável Secundário.pdf
pdf JNE - Instruções Preenchimento Boletim Editável - Inscrições Básico.pdf
pdf JNE - Instruções Preenchimento Boletim Editável - Inscrições Secundário.pdf
pdf JNE - Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência - Secundário.pdf
pdf JNE - Lista de Códigos Provas Finais e Provas Equivalência Frequência- Básico.pdf
pdf JNE - Tabela Cursos ES.pdf
pdf Comunicação N.º 5_JNE2020.PDF
COMUNICAÇÃO N.º 3/JNE/2020
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17-03-2020

Provas e exames dos ensinos básico e secundário – Plataforma eletrónica das adaptações

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COMUNICAÇÃO N.º 2/JNE/2020
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17-03-2020

Provas e exames dos ensinos básico e secundário – orientações para o processo de inscrições

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Encargos de Inscrição
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13-03-2020




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Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames
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13-03-2020




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NORMA 01/JNE/2020 - Instruções para realização de provas e exames do ensino básico e do ensino secundário
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10-03-2020




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Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames-2020 e Despacho Normativo
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09-03-2020



O Guia para Aplicação de
Adaptações na Realização de Provas e Exames 2020 

Despacho Normativo n.º 3-A/2020.

 



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Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Mat
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29-01-2020

Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2019-2020.



pdf Utilização Calculadoras 2019_20120v2.pdf
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR Línguas estrangeiras ALEMÃO; ESPANHOL; FRANCÊS; INGLÊS - Não utilização de dicionários nos exames nacionais de Línguas Estrangeiras 2019/2020
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29-01-2020




pdf INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR Línguas estrangeiras .pdf
Provas de Avaliação Externa | 2019/2020
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30-10-2019

O presente documento divulga informação relativa às provas de avaliação externa das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário nas modalidades de: 
a) Provas de aferição; 
b) Provas finais de ciclo; 
c)  Exames finais nacionais.
 


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Matrizes Trabalho de Recuperação Português M1 e M2
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12-09-2019

As matrizes contemplam toda a informação necessária para a realização de trabalhos de recuperação dos módulos 1 e 2 de Português. Os trabalhos deverão ser entregues em mão à professora Susana, até à data limite indicada nas matrizes.

documento Matriz Trabalho Port mod. 1.docx
documento Matriz Trabalho Port mod.2.docx
Centro de Formação de Associação das Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel

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