Mostra de atividades formativas e profissionais de nível pós-secundário.
No passado dia 31 de março decorreu na nossa Escola Sede mais um Circuito Vocacional.
Atividade desenvolvida no âmbito da orientação vocacional, deu a conhecer a/os nossos/as alunos/as um leque alargado de alternativas que podem seguir, concluído o ensino secundário.
Agradecemos a todos/as o modo participado em que decorreu a manhã. Também, a todos/as os/as que a tornaram possível, particularmente os/as assistentes operacionais que nela colaboraram diretamente.
Mais uma vez, a nossa Comunidade Educativa saiu mais enriquecida. Porque SOMOS AEJA!
Registos de Avaliação (Ensino Regular) - 2º Período
Informa-se que os registos de avaliação do 2º período (ensino regular) podem ser consultados na aplicação Inovar Consulta, através da página do Agrupamento: https://aeja.pt/
Para aceder deve utilizar os seguintes dados:
Login: N.º de processo do aluno (sem “a")
Senha: N.º de BI ou Cartão de Cidadão.
(ver tutorial de ajuda).
Na eventualidade de encontrarem dificuldades em aceder ao endereço indicado, pede-se o favor de entrarem em contato com o Agrupamento, através do endereço de correio eletrónico ricardo.reis@aeja.
O Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo deseja a toda a Comunidade Educativa e às suas famílias uma Santa Páscoa e que a saúde, a paz e a felicidade estejam sempre presentes nos vossos lares.
José Cardoso
Presidente da CAP
SEMANA DA CIÊNCIA PALESTRA SOBRE A BIODIVERSIDADE VEGETAL 5º ANO
O grupo 230 direcionou as preferências das palestras para temas que estivessem relacionados com os conteúdos programáticos trabalhados em sala de aula e que fizessem parte dos programas curriculares. Contatada que foi a Câmara Municipal de Penafiel na pessoa da Sra. Dra Susana para nos prestar colaboração nesta palestra, prontamente me encaminhou para o Dr. André Oliveira, Biólogo desta instituição. Os emails trocados tiveram como objetivo a eficaz apresentação aquando da mesma no dia agendado – dia 24 de março para todos os 5ºs anos. Esta realizou-se tal como o programado e agendado, permitindo que os alunos adquirissem competências primordiais para a compreensão do mundo que os rodeia e da importância da biodiversidade vegetal na vida de qualidade dos animais e da Humanidade.A linguagem usada foi clara e de acordo com a idade do publico alvo a fim de ser fácil a sua compreensão. As solicitações da participação dos alunos e dos seus conhecimentos prévios para os assuntos novos, foram bem tratados, permitindo que houvesse um profícuo enriquecimento vocabular e de conceitos. A mesma foi realizada na biblioteca da Escola Básica Penafiel Sul, a quem se agradece a envolvência e a decoração do espaço, na pessoa da sua coordenadora e às colaboradoras.
Um agradecimento a todos os envolvidos nesta atividade e em especial ao Dr. André pelo profissionalismo, empenho e dedicação que imprimiu a esta atividade. Agradecemos ainda a presença do Sr. Diretor do Agrupamento que se deslocou à nossa escola a fim de dignificar e valorizar a atividade dando-lhe a relevância devida dado o seu interesse atual.
O grupo disciplinar 230, sempre atento e empenhado em desenvolver atitudes de envolvência entre as matérias curriculares e a realidade prática e em criar o gosto pelas aprendizagens dos conteúdos matemáticos, resolveu propor para o plano anual de atividades a comemoração do dia internacional da Matemática onde se inseria o dia do Pi, a realizar no dia 14 de março de 2022. Neste mundo de desafios digitais, onde o apelo constante aos jogos informáticos, sanou as competências lúdicas, manipuláveis e didáticas dos jogos de tabuleiro, achamos importante dedicar este dia a estes jogos.O dominó de pintas, dominó de frações, o loto, o cubo mágico, as cartas, as damas, a batalha naval, super t, jogo dos 24, uno… todos foram bem-vindos às aulas de matemática neste dia, a fim de desenvolver competências que só são alcançados em atividades com esta especificidade e neste contexto. Os alunos escolheram os jogos e os grupos com quem queriam jogar. Quando terminavam trocavam de jogo e de colegas e voltavam a jogar o outro jogo. Foram desenvolvidas várias competências na prática destes jogos, sendo de realçar as seguintes:
Ao nível educacional – o jogo contribui para o desenvolvimento da criança e através dele é possível conhecê-la melhor, assim como a sua maneira de se relacionar com os outros;
Ao nível sociológico – o jogo é influenciado pelo contexto social no qual a criança brinca;
Ao nível psicológico – o jogo é utilizado como meio para compreender melhor a psique das emoções e a personalidade dos indivíduos;
Ao nível antropológico – traduz-se na maneira como o jogo é capaz de refletir as diferenças de cada sociedade e suas culturas;
Ao nível folclórico – o jogo, como reflexo da cultura infantil, perpassa diversas gerações, refletindo o costume de cada época.
O dia foi bem passado e com a certeza que os pressupostos para o qual foi programado foram atingidos com sucesso, bastou observar-se a vivacidade e euforia com que os alunos participaram no desenrolar dos jogos.
Reigniting the Entrepreneurial Spirit in Schools Ampliar
Simulacro na EB1 de Bustelo
Paz na Ucrânia
Trabalho realizado pelos alunos do 11.º F, do Curso Profissional de Técnico de Multimédia.
Campanha de ajuda aos refugiados da Ucrânia
O AEJA participou numa campanha de ajuda aos refugiados da Ucrânia. A turma do 12º A, conseguiu angariar bens de primeira necessidade, para aqueles que sofrem as agruras de uma guerra. Apoiados pela Direção do AEJA, pela DT, profª Cristiana Melo, pelo Sr. Raúl (Associação de Pais) e Sr. Vitorino (ADF Guilhufe), os alunos finalizaram hoje, o processo de ajuda ao povo ucraniano. Os donativos entregues, seguirão para a Cruz Vermelha da Polónia.
Um sentimento de grande humanidade, rege estes alunos!
Obrigado a todos!
"Bem hajam, meninos!”
Lista ordenada final - horário nº 73
Divulga-se a lista ordenada do horário 73 -grupo 320 - Francês