Início
Agrupamento
Atividades
Destaques
Documentos
Exames
Informações
Contactos








     

Ecos de Abril
Ver artigo Imprimir





     










Sons de Abril ecoaram na Escola Básica de Penafiel Sul

 

A Guerra Colonial foi tema de debate na Escola Secundária Joaquim de Araújo

Com o propósito de assinalar o 43º aniversário da Revolução dos Cravos, os professores de História do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo realizaram, no passado dia 24 de abril, o sarau “Ecos de Abril”.

Esta iniciativa, que teve lugar na Escola Básica de Penafiel Sul, envolveu cerca de noventa participantes, incluindo alunos e alguns professores. O sarau evocou, entre outras atividades, diversos poemas e canções que marcaram a época. Nesse sentido, foram destacados autores como Manuel Alegre, Ary dos Santos, Jorge de Sena, José Gomes Ferreira, Maria Teresa Horta, José Jorge Letria, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Ermelinda Duarte e José Mário Branco.

O espetáculo terminou em apoteose, pós uma breve intervenção do Srs. Diretor do Agrupamento e Vereador da Educação, da Câmara Municipal de Penafiel, com a interpretação do conhecido tema “A Pedra Filosofal”.

O público que esteve presente em grande número retribuiu com um caloroso aplauso o trabalho de todos os que tornaram possível este evento comemorativo, ao qual se associou toda a comunidade educativa.

Os professores de História agradecem mais uma vez a colaboração dedicada das professoras Glória Ferreira Gomes, Ana Santarém, Luísa Lopes, Maria de Fátima Bessa, Margarida Oliveira, Maria José Nogueira, Lúcia Cardoso e Isabel Aguiar e aos professores Duarte Nuno, Adão Sousa, Jorge Reis e Luís Ribeiro, pela ajuda prestada na concretização deste espetáculo. Sem eles a sua concretização não teria sido possível.

Obrigada à Direção do Agrupamento, a todos os professores, assistentes operacionais, alunos, e outros, que de alguma forma ajudaram a preparar esta noite de festa.

 

O Grupo de História dinamizou, na Escola Secundária Joaquim de Araújo, no pretérito dia 26 de abril, uma evocação da Guerra Colonial, contando com a presença do coronel Jorge de Carvalho.

Integrada nas comemorações do 25 de Abril de 1974,esta iniciativa decorreu de forma bastante positiva, tendo as turmas presentes (10.ºB,11.ºB e 12.ºC) tido a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre o conflito militar em que Portugal se viu envolvido entre 1961 e 1974 e que constituiu o fator mais determinante para o derrube do regime ditatorial que vigorava no país desde 1926.

Relatando algumas das experiências vividas na frente de combate, o coronel Jorge de Carvalho, que começou por efetuar uma breve contextualização do conflito, deu conta, num testemunho muito impressivo, das dificuldades e dos dilemas que enfrentou na Guiné, um dos principais palcos da designada Guerra do Ultramar.

Presente no evento, o Diretor do Agrupamento relevou a importância pedagógica deste tipo de iniciativas, destacando a necessidade de se transmitir aos mais jovens a ideia de que a Guerra Colonial foi um acontecimento com vastas repercussões no plano político, económico, social e cultural, condicionando gravemente a vida de milhares de jovens portugueses e das respetivas famílias, cujos sonhos e projetos foram dramaticamente cerceados.

Esta atividade, cujo principal objetivo era promover uma reflexão sobre o contributo da Guerra Colonial para a desagregação do regime salazarista, foi valorizada, igualmente, pela participação musical do Grupo Baladas Nostalgia e das alunas Ana Sousa e Catarina Alves, do 9ºA, que declamaram poemas alusivos ao conflito.


Obrigada a todos!



III Encontro de Atividades Rítmicas e Expressivas - Desporto Escolar - 2017
Ver artigo Imprimir


Realizou-se na Escola Básica de Penafiel Sul (EBPS), no dia 1 de abril de 2017, o “III Encontro de Atividades Rítmicas e Expressivas”, do Desporto Escolar, cuja organização esteve a cargo da responsável pelo grupo/equipa do Desporto Escolar de Danças Urbanas da EBPS, Professora Emília Alves.
O Encontro teve a participação de várias escolas do CLDE-Tâmega, que apresentaram as suas coreografias e preencheram com ritmo e alegria a manhã de sábado de todos aqueles que estiveram envolvidos na competição, assim como os familiares e amigos que assistiram.
Num ambiente de pleno requinte, os professores e alunos participantes sentiram-se muito bem acolhidos e enalteceram toda a organização.
Na decoração, elaboração dos prémios e lembranças, contou-se com a colaboração das Professoras da OficinAnima, Ana Santarém e Luísa Lopes e também das Professoras de Educação Visual, Glória Ferreira Gomes e Fátima Bessa. O nosso muito obrigado!
Agradecemos, ainda, aos alunos dos 12.º A, Miguel Moreira, Diana Couto, Mariana Moreira, Lara Matos, Sara Pinto e Helena Fernandes, que foram uns excelentes anfitriões, assim como aos alunos Hugo Gonçalves e Estrela Soares e ao Professor Vasco Fernandes, do Curso de Multimédia do 12.º ano, que fizeram a cobertura do evento e o respetivo tratamento de imagem e fotografia.
Um agradecimento ao Professor Luís Cortez e seus colaboradores, por nos terem proporcionado condições excecionais de som e apresentação, muito importantes neste tipo de eventos.
Também, um muito obrigado aos nossos Assistentes Operacionais, Sr. Vitor; D. Paula e D. Bina,  pela disponibilidade e apoio, importantes para o sucesso da atividade.
A atividade iniciou com um breve aquecimento, orientado pela Professora Anabela Silva, que, em ambiente de festa, juntou todos os participantes, professores e alunos, enchendo o pavilhão gimnodesportivo de cor e movimento.
No intervalo das apresentações coreográficas das escolas, tivemos a honra de assistir a um momento brilhante de Danças de Salão, com ex-alunos das Danças Sociais do Desporto Escolar da EBPS. Obrigado Merenguita, pela vossa participação!
No final, foi com muita emoção que pela terceira vez o Grupo/Equipa de Danças Urbanas da EBPS, recebeu o troféu de 1.º lugar no seu nível de competição. Os nossos alunos estão mesmo de Parabéns!
Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes o Diretor do Agrupamento, Dr. António Cunha, o Coordenador do Desporto Escolar do Agrupamento, Professor Camilo Carvalhinho, a Coordenadora de Disciplina de Educação Física, Professora Maria José Marques e a Coordenadora da EBPS, Professora Isabel Quintas.
Não podemos terminar sem agradecer aos Pais e Encarregados de Educação, pela sua colaboração ao longo destes meses de trabalho e a sua disponibilidade para todo o tipo de apoio que lhes tem sido solicitado.
Um bem haja para todos aqueles que acreditam que “Quem dança é muito mais Feliz”.

Grupo/Equipa de Danças Urbanas - Desporto Escolar

Fotografias



Feira da Primavera 2017
Ver artigo Imprimir
Imagem 




Curso Profissional de Multimédia promoveu “Encontro com Fátima Araújo”
Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Os
alunos e professores do Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária
Joaquim de Araújo dinamizaram, no passado dia 24 de abril, um encontro com a
jornalista da RTP, Fátima Araújo.

Esta
iniciativa teve como finalidade a sensibilização dos alunos para os desafios e exigências
que se colocam no exercício da atividade profissional, constituindo um
excelente ensejo para os discentes ampliarem o seu conhecimento e a sua
perceção sobre o trabalho que é realizado na área do jornalismo televisivo e do
audiovisual em geral.

Sem
pretender apontar receitas fáceis ou estratégias infalíveis, Fátima Araújo
sublinhou, na sua alocução, que o sucesso profissional passa, indubitavelmente,
por um trabalho árduo e contínuo, considerando ilusório pensar-se que apenas o
talento, o gosto e a vocação poderão sustentar e solidificar uma carreira
profissional. De acordo com a jornalista, é fundamental, para se ser bem-sucedido
no desempenho de qualquer profissão, ter uma atitude determinada, competitiva,
rigorosa e disciplinada, combinando essa postura com um esforço de atualização
permanente, uma renovada ambição, a definição clara de metas e prioridades bem
como uma incessante vontade e disponibilidade para aprender e aperfeiçoar o
trabalho realizado.

Partindo
da sua convicção de que “a singularidade
do nosso eu está na diferença das nossas partes, nas partes que nos tornam
distintos
”, a oradora frisou a importância de exercermos a nossa atividade
profissional de uma forma criativa e distintiva, ou seja, de sermos capazes de
fazer cada vez melhor, introduzindo um cunho pessoal e diferenciador em tudo o
que fizermos.

Ao
percorrer as diversas etapas da sua vida pessoal e profissional, Fátima Araújo
exortou os alunos a levarem por diante os seus sonhos e a lutarem por eles, acreditando
sempre nas suas capacidades, não deixando, em momento algum, esmorecer esse
entusiasmo e essa chama. Enfatizando o papel que cada um deve assumir nesse processo,
a jornalista lembrou que ”temos de ser nós os agentes da mudança”.

Numa
breve intervenção, O Diretor do Agrupamento, que reconheceu a pertinência e
oportunidade deste evento, vincou que os alunos do AEJA devem apostar cada vez
mais na sua aprendizagem e na construção do seu futuro, inspirando-se, também,
no exemplo de sucesso da jornalista Fátima Araújo. Tal como salientou, com
perseverança, esforço, coragem, resiliência, dedicação e uma
entrega permanente, todos os alunos poderão almejar vir a concretizar os seus
projetos e realizar os sonhos e as aspirações que, no presente, estão a
delinear.













Esta
atividade, que foi acompanhada com muito interesse por todos os presentes,
contou, ainda, com a participação musical do aluno Bruno Sousa, do 11ºD,que interpretou
o tema “Canção do Berço”, tendo a reportagem fotográfica ficado a cargo da
aluna Ana Isabel Silva, ambos do 11ºD.  



Aviso para os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 2ºano de escolaridade
Ver artigo Imprimir




pdf aviso n 9.pdf
pdf Planificação das Provas de aferição práticas.pdf
Aviso: As matrículas na Educação Pré-Escolar e no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, para o ano letivo 2017/2018, decorrem entre os dias 15 de abril e 15 de junho de 2017.
Ver artigo Imprimir




pdf aviso matriculas.pdf
Escola Básica/JI Boavista Santiago arrebata pela segunda vez 1.º Prémio no concurso “25 de abril”
Ver artigo Imprimir











A Escola Básica/JI Boavista Santiago vem por este meio partilhar com a nossa Comunidade Escolar, o facto de ter sido distinguida pela segunda vez com a atribuição de um primeiro prémio, no âmbito da sua participação com um trabalho de produção escrita, intitulado: “25 de abril, por fim a esperança”.

O referido concurso é promovido anualmente pela Câmara Municipal de Penafiel com o intuito de assinalar este marco de viragem da nossa história e do nosso povo. 

A cerimónia de entrega dos prémios às escolas participantes terá lugar no próximo dia 26 de abril, no Auditório do Museu Municipal. Ser-nos-ão remetidos como prémios alguns livros que enriquecerão o acervo da nossa biblioteca e uma visita de estudo ao Sea Life no Porto.

 

Professora Helena Morais




Ler mais
Evocação da guerra colonial no AEJA
Ver artigo Imprimir
Imagem 



No âmbito das comemorações do 25
de Abril de 1974,o grupo de História vai dinamizar, no dia 26 de abril, pelas
10.10h,um debate sobre a guerra colonial, contando, para o efeito, com a
presença do coronel Jorge de Carvalho.



Na qualidade de ex-combatente, o
coronel Jorge de Carvalho dará o seu testemunho sobre a forma como viveu essa
experiência num dos palcos da guerra do Ultramar, a Guiné, para onde foi
mobilizado entre 1970 e 1972.



Esta atividade tem como objetivo
central sensibilizar os alunos para a importância da guerra colonial como fator
propulsor da Revolução de Abril, estimulando o debate e a reflexão sobre a
temática em apreço. Dirigida a três turmas do Ensino Secundário, esta iniciativa
contará, ainda, com a participação musical do Grupo Baladas da Nostalgia, que
interpretará alguns temas associados ao período histórico em questão.





Encontro com Fátima Araújo - Jornalista da RTP realiza conferência no AEJA
Ver artigo Imprimir
Imagem 


O Agrupamento de Escolas Joaquim de
Araújo recebe, no próximo dia 24 de abril, pelas 10.10H, na sala 4, a conhecida
jornalista da RTP, Fátima Araújo. 


Promovida por docentes do Curso Profissional
de Multimédia, esta iniciativa tem como propósito sensibilizar os alunos para
os desafios e exigências que se colocam no exercício da atividade profissional,
proporcionando aos discentes um contacto mais próximo com uma personalidade de
reconhecido mérito na área do audiovisual e do jornalismo televisivo. 


A
presente conferência, que incidirá sobre o percurso pessoal e profissional da
jornalista, terá como destinatários os alunos das quatro turmas do Curso de
Multimédia e constituirá, por certo, uma excelente oportunidade para os mesmos
enriquecerem o seu conhecimento sobre este relevante setor de atividade,
estimulando o seu gosto por uma aprendizagem constante e pela aquisição de
competências profissionais numa área com grande futuro e na
qual poderão, um dia, vir a desenvolver o seu trabalho. 



Atividade "Caminhada pelo Coração" - 4 abril 2017
Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Sarau Ecos de Abril, um tributo à liberdade
Ver artigo Imprimir
Imagem 

Com o intuito de assinalar a passagem de mais um aniversário da Revolução dos Cravos, os professores de História (grupos 200 e 400) do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, promovem, no dia 24 de abril de 2017,pelas 21 horas, o sarau “Ecos de Abril”.
Este evento, a realizar na Escola Básica de Penafiel Sul, trará à memória poemas e canções que estiveram na linha da frente do combate à ditadura salazarista e da abertura de um caminho para a liberdade. Nesse contexto, serão evocados os contributos de Manuel Alegre, Ary dos Santos, Maria Teresa Horta, Sophia de Mello Breyner, Jorge de Sena, José Jorge Letria, Zeca Afonso, Fausto, José Mário Branco, Manuel Freire, entre outros.
Com esta realização pretende-se, numa perspectiva pedagógica, motivar os alunos para o estudo da temática do 25 de abril de 1974, proporcionando aos mesmos e a toda a comunidade educativa uma experiência singular e uma abordagem mais criativa, apelativa e eclética do tema em apreço. Tendo em vista a evocação dos aspetos mais marcantes do Estado Novo e da transição para o regime democrático, serão apresentados vários momentos de cariz musical e poético, para além de uma pequena dramatização.
Tenciona-se, igualmente, com esta iniciativa, mobilizar e envolver toda a comunidade educativa, integrando os contributos de diversos departamentos e de alunos de diversos níveis de ensino. Estamos certos de que esta será a melhor forma de assinalar um momento decisivo da nossa vida coletiva, inaugurador de uma nova esperança em Portugal.



3.º lugar no Nacional de Corta-mato do Desporto Escolar
Ver artigo Imprimir
Imagem 

A aluna Diana Fernandes do 7.º A da escola secundária Joaquim de Araújo, obteve no passado dia 11 de março o excelente 3.º lugar no Nacional de Corta-mato do Desporto Escolar, realizado em Torres Vedras, depois de ter conseguido o 1.º lugar na fase CLDE Tâmega, no escalão de Infantis B Femininos.

Parabéns Diana!






Rastreio à Doença Renal
Ver artigo Imprimir
Imagem 

Dia Mundial do rim - 9 de março. 
Vamos cuidar dos nossos rins!!

Rastreio à Doença Renal (Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa) na Escola Secundária Joaquim de Araújo! Das 10.00 às 12.30H, na sala 6.


Aberto a alunos, professores e assistentes, bem como demais membros da comunidade educativa do AEJA.


VII À Convers@ com Pais
Ver artigo Imprimir
Imagem 

Mais um, o VII À Conversa com Pais. Desta vez o tema é sobre as dependências - Internet e Redes Sociais.
Através dos computadores ou dos dispositivos móveis, os jovens e adolescentes passam muito do seu tempo na Internet. Um tempo excessivo em muitos casos.
No próximo dia 10, sexta-feira, discutiremos este tema. 
Estimado Encarregado(a) de Educação, não deixe de comparecer.


English Theatre
Ver artigo Imprimir












English Theatre

“Shall we go to the theatre?” foi o convite feito aos alunos dos 9º, 10º e 11º anos do nosso Agrupamento pelas docentes de Inglês do 3º ciclo e Ensino Secundário. Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2017, todos aqueles que aceitaram a sugestão, mais do que assistir à divertida peça de teatro “Fall of the Empire – a Star Wars Story”, tiveram a oportunidade de interagir com os atores da companhia Interacting em palco e demonstrar que, para além de dominarem a língua inglesa tão bem como dominaram os sabres de luz, o teatro corre-lhes, de facto, nas veias. No meio de divertidas alusões ao Império Romano e ao filme Star Wars, improvisos oportunos e adereços mais ou menos sofisticados, os nossos alunos representaram com garra o Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo. “May the Force be with you!” ;-) (As docentes de Inglês do Terceiro Ciclo e Secundário)







Alunas do 10.ºE do AEJA animam o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa
Ver artigo Imprimir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem



No dia 24 de fevereiro, um
grupo de alunas do 10º E do curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial do
Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo animou o Centro Hospitalar Tâmega e
Sousa (CHTS), fazendo pinturas faciais e modelagem de balões.

Foi um Carnaval em grande para todos!



Agradecemos ao CHTS o amável convite.






“Entre Nós”
Ver artigo Imprimir
Imagem 

Enquadrado na comemoração do S. Valentim decorreu no nosso Agrupamento, de 7 a 16 de fevereiro, o projeto ”Entre Nós” dinamizado pela equipa PES – Projeto de Educação para a Saúde.
Foram desenvolvidas diversas atividades tendo como pano de fundo a temática dos afetos e da educação para a sexualidade. Em todas elas, os/as alunos/as dos diferentes anos de escolaridade do agrupamento tiveram a oportunidade de refletir, de forma dinâmica e participada (jogos, vídeo-fórum, debates, …), sobre questões como a relação entre pais e filhos/as, o namoro, as relações entre pares, o início da vida sexual, os comportamentos de risco, a violência nas relações amorosas/familiares, …
Paralelamente, o “mural dos afetos” marcou presença diária, tanto na Escola Secundária como na Escola Básica Penafiel Sul, revelando de forma mais plástica o que pensam os/as nossos/as alunos/as sobre estas questões.
No início do 3º período, o “Entre Nós” andará de escola em escola de modo a promover, junto dos/as alunos/as de pré-escolar e 1º ciclo, a reflexão sobre a importância da igualdade de direitos e deveres entre meninos e meninas.


Dádiva de Sangue
Ver artigo Imprimir
Imagem 

Conscientes de que doar sangue é dar vida, o Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, através do Projeto de Educação para a Saúde (PES), associou-se, novamente, ao Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), e procedeu a uma recolha de sangue, no dia 17 de fevereiro.
O espírito solidário, que incita a ajudar o próximo, fez com que a doação de sangue se relevasse um sucesso, estando todos os participantes de parabéns pela coragem e disponibilidade para salvar vidas!
Agradecemos ao IPST e a todos aqueles que ajudaram a tornar esta causa possível!


Procedimento concursal de recrutamento para ocupação de 1 (um) contrato a termo resolutivo incerto a tempo parcial para Educação Especial 2 - Grupo 920 _ Horário_41
Ver artigo Imprimir




pdf Aviso de Abertura_ Horário_41 - Grupo 920.pdf
24.02.2017
Ver artigo Imprimir
Brevemente nesta localidade...
Músicos, mágicos, domadores, trapezistas, bailarinas, mimos, malabaristas, acrobatas e centenas de palhaços!!!!
Tudo no...

Imagem 

contactar | webmaster
Facebook  Feed Edulink Mobile Mobile Android APP